• Patricia Viciana

Natal : Dunas , Buggy , e Castanha de Cajú

Atualizado: Set 22


Localização : Natal ( Rio Grande do Norte - Brasil )





Sol o ano inteiro , belas praias , lagoas , passeio de buggy pelas dunas douradas e muita história , assim é Natal .

É também conhecida por ser a capital do Camarão . Foi uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2012 .

O maior cajueiro ( árvore da fruta cajú ) do mundo fica em uma região chamada Pirangi . A copa dessa árvore ocupa mais de um quarteirão . Nesse mesmo local é possível pegar barcos e ir até piscinas naturais no meio do mar .

Pode-se fazer vários passeios de buggy por toda orla de Natal , e pelas Dunas . Mas atente-se em contratar um bugueiro credenciado pela associação dos bugueiros de Natal .



Passeios :

Pontos turísticos não faltam .

Morro do Careca ( na Praia de Ponta Negra) , Genipabú ( local onde foram gravadas novelas como o “Clone”, “Tieta do Agreste “, “Flor do Caribe” exibidas pela tv Globo ) , Praia de Pipa , Lagoa de Pirangi , Fortaleza dos Reis Magos ( marco inicial da Cidade , construído no século 16 ) , Praia de Madeiros , Praia dos Amores , entre muitas outras.


Hotelaria :

O melhor ponto para se hospedar , é na Via Costeira , entre as praias de Ponta Negra e dos Artistas. Indico o hotel Rifóles , por ser próximo a bons restaurantes e a centros de artesanato , e boa vista do Morro do Careca .

http://www.rifoles.com.br/


Praia de Ponta Negra ,ao fundo o Morro do Careca


Genipabú - passeio de buggy pelas dunas .Imperdível !!!


Por do sol nas dunas



Ponte estaiada Newton Navarro



Mirante da Baía dos Golfinhos


Vai encarar ??? Descida da duna com uma prancha direto para a lagoa


Olha a cor da água da lagoa... Transparente !!!


Visão do Aerobunda


Alimentação :

Quanto aos pratos típicos , são vários …. Muitos peixes e frutos do mar , carne de sol ( carne seca ao sol ), galinha de cabidela (galinha caipira com molho feito a base de sangue da própria ave , semelhante ao arroz de Braga ), Paçoca ( farinha com carne seca e temperos ) , pirão de leite ( como um purê ) , tapioca doce ou salgada ( farinha extraída da mandioca), manteiga de garrafa , feijão verde ( que com uma colher de natas fresca fica divino ) , cajú ( doce , desidratado, castanhas doces ou salgadas ) , sucos de frutas típicas da região ( umbú , cupuaçu, pitanga, graviola,cajú , cajá ).


** Dicas :

Recomendo conhecer o restaurante Camarões (frutos do mar ) , Nau ( frutos do mar ) e o Tábua de Carne ( especializado na autêntica carne de sol ) . E não deixe de provar o espetinho de lagosta e coquetel tropical de frutas com ou sem álcool (servido dentro de um abacaxi ) , na Lagoa de Jacumã , no local do “Aerobunda “(descida de uma duna em uma cadeirinha suspensa,finalizando com um delicioso banho na lagoa) e “skibunda ( tipo de prancha de madeira , que desce uma duna , caindo na lagoa).


Compras:

O artesanato é muito bonito . Tem bordados , redes , tapeçarias , bijoux feitas de capim - dourado , roupas de praia feitas em crochê , cerâmicas , além de lojinhas com guloseimas típicas como a castanha de cajú .

O estilo musical típico é o forró e o repente (improviso cantado , ritmado com versos e rimas , alternando por dois cantores ).



⬆️ Camarão na crosta da castanha de cajú

⬆️ Deliciosa casquinha de caranguejo



Espetinho de Lagosta com camarão

Hummmm !!! Ai que fome .....





Nau Restaurante - um espetáculo a parte , não só pelo sabor,mas pela arquitetura , e decoração . E não deixe de provar o "Mar de Brigadeiro".

Vale a pena visitar !!!

http://site.naufrutosdomar.com.br/


*** E não podemos esquecer de citar a Barreira do Inferno , local onde há lançamento de foguetes .




Buggy

Quer passear de buggy ???

Anote o contato do melhor bugueiro de Natal ! Além de excelente motorista , é um ótimo guia : Sargento Mário .





#Brasil #Natal #RioGrandedoNorte #Dunas