• Patricia Viciana

Museu de Vasa em Estocolmo - O resgate de um Naufrágio

Atualizado: 21 de Fev de 2019


Estocolmo (capital da Suécia ) , é um país nórdico localizado na Europa Setentrional . É formada por várias ilhas ( de diversas formas e tamanhos ) conectadas por 53 pontes , na região onde o lago Mälaren encontra o mar Báltico . Por isso é chamada de " Veneza do Norte".


Na ilha de Djurgården está localizado o Vasa Musset . Antiga área de caça da realeza , hoje é um centro de entretenimento e lazer no meio Estocolmo , com Museus , incluindo o Vasa , o Skansen - o primeiro museu do mundo ao ar livre , que retrata a Suécia do passado ; O Junibacken com personagens tiradas dos contos infantis de Astrid Lindgren ; O parque de diversão Gröna Lund , e um Zoológico .

Mas , vamos ao que interessa .... Se você gosta de história , visite o Museu Vasa !

O que é o Vasa ???

O Vasa é o único navio de guerra do século 17 existente no mundo , ou seja , é um tesouro com 95% do casco de carvalho original do barco preservado e ornamentado com esculturas talhadas em madeira .

Gustavo Adolfo II , rei da Suécia , a partir de 1625 , mandou construir o navio Vasa , que recebeu esse nome devido a Disnatia que reinava na época . Demorou dois anos para ser terminado . Com 3 mastros podia suportar 10 velas , media 52 metros da cabeça do mastro à quilha e 69 metros da proa à popa , pesava 1200 toneladas e tinha 64 canhões que disparavam balas que pesavam 24 libras ou mais de 11 kg . A Suécia possuía cerca de vinte navios de guerra, mas nenhum deles transportava tantos canhões e tão pesados como os do Vasa.

Foi o maior barco de guerra construído . O rei ordenou que fosse instalado um número de canhões superior ao normal . Os construtores fizeram uma estrutura superior , com dois convés fechados para canhões . No fundo do navio foram colocadas inúmeras pedras enormes que serviam como lastro para o manter estável na água . Mas , o Vasa ainda estava desequilibrado e as 120 toneladas de lastro não eram suficientes .


O Naufrágio

Em 10 / 8 / 1628 , 0 Vasa deixava o porto de Estocolmo . À medida que o imponente navio se deslocava lentamente na direção da entrada do porto , próximo a Kastellhomen , o vento começou a soprar e bater nas velas . O Vasa inclinou-se , mas voltou a endireitar-se . Uma segunda rajada de vento fez com que o barco se inclinasse completamente para um dos lados . A água infiltrou - se através das canhoneiras abertas e o Vasa afundou , levando com ele para as profundezas do mar de 30 a 50 tripulantes ( ao todo eram 150 pessoas a bordo ) .

A viagem era até a Prússia , onde o Rei estava em campos de batalha , mas durou apenas 1.300 metros .

Após 15 dias o Rei recebeu a notícia que o seu barco havia afundado por erro de projeto .


" O Achado "

Após 333 anos o Vasa voltou a ver a luz do dia .

Anders Franzén , iniciou as buscas do Vasa no início da década de 50 . Desde a sua infância , tinha um enorme fascínio pelos destroços dos navios naufragados nas proximidades da casa dos seus pais , no arquipélago de Estocolmo . Em 1956 , redescobriu o Vasa .

O Barco Vasa afundou na lama do canal . Sabia-se exatamente onde estava , mas o resgate do barco ou mesmo dos seus canhões e tesouros era difícil . Muitas tentativas foram feitas . Mas só em 24 / 4 / 1961 , foi resgatado . O casco estava em bom estado , mesmo estando submerso há mais de 300 anos , graças à baixa salinidade do Mar Báltico .


Preservação

O conservante escolhido foi o polietileno glicol (PEG) , um produto maleável solúvel na água que penetra lentamente na madeira , substituindo a água .

As esculturas recuperadas possuíam vestígios de ornamentos dourados e de pintura com cores elegantes sobre um fundo vermelho . As esculturas representavam leões , heróis bíblicos , imperadores romanos , criaturas marinhas , divindades gregas , entre outros . Era um verdadeiro palácio flutuante que tinha por objetivo enaltecer a monarquia sueca e ilustrando o seu poder, a sua cultura e as suas ambições políticas .

Para garantir que o navio não seja danificado , todo o museu é mantido a uma temperatura de 18 , 5°C .


Horários de Visitação do Museu






✔︎ Inverno 2 de Janeiro – 31 de Maio e 1 de Setembro – 30 de Dezembro ➡️ 10 – 17 horas

Às Quartas - feiras ➡️ 10 – 20 horas

Restaurante Vasa ➡️ 10 – 16 : 30 horas .

31 de Dezembro ➡️ 10 – 15 horas , e o Restaurante Vasa ➡️ 11 – 14 horas ✴️ Fechado ➡️ 23 a 25 de Dezembro , e 1 de janeiro .

✔︎ Verão 1 de Junho – 31 de Agosto ➡️ 8:30 – 18 horas

Restaurante Vasa ➡️ 8:30 – 17:30 horas 31 de Dezembro 10 horas – 15 horas (Restaurante Vasa 11horas – 14 horas) Fechado a 1 de Janeiro, 23 a 25 de Dezembro

São realizadas visitas guiadas pelo museu, em inglês, várias vezes por dia. As visitas guiadas para grupos de mais de 9 pessoas devem ser marcadas com antecedência. O filme sobre o Vasa é legendado em inglês e apresentado de hora em hora. É possível assistir ao filme com legendas noutras línguas, por marcação prévia. E-mail para reservas : bokningen.vasa@maritima.se

Valores

Moeda : coroa sueca = SEK

Adultos : SEK 130 Estudantes (é necessária a apresentação de cartão de estudante) SEK 110



#MuseudeVasa #Estocolmo #Europa #Suécia