• Patricia Viciana

Mostar : a Fênix da Bósnia Herzegovina

Atualizado: 21 de Fev de 2019




Mostar , cidade medieval que foi um importante centro comercial durante o Império Otomano , no século 16 , ainda mostra vestígios de conflitos recentes , mas a beleza da cidade e a receptividade do seu povo , cativam qualquer turista ....

Mostar significa "Guardião da Ponte" é um primor de arquitetura islâmica e lembra cidadezinhas turcas , com suas ruas estreitas , e calçamento de pedras com suas mesquitas e minaretes . A principal atração é a Ponte Velha (Stari Most) , uma construção em pedra que foi erguida em 1566 a mando do Sultão Suleyman , o mesmo que dá nome a maior mesquita de Istambul (Turquia ) . Durante a guerra de 1993 a ponte foi bombardeada pelos croatas para impedir o deslocamento dos muçulmanos de um lado para outro e ficassem presos em um só local . A ponte do século 16 foi reconstruída em 2004 .




História

A Bósnia queria se separar da Sérvia , ou melhor , do que tinha restado da antiga Iugoslávia , assim como fizeram a Eslovênia e a Croácia .

Na Bósnia vivem ( e viviam ) muitos sérvios , que não queriam a independência . A religião era outro fator de discórdia : Os sérvios são ortodoxos ( a maioria ) . Os croatas são católicos , e os bósnios são muçulmanos . A guerra cível entre sérvios e bósnios foi a mais sangrenta desde a Segunda Guerra Mundial , que deixou mais 200 mil mortos.

Em 9 de novembro de 1993 , às 10h15 da manhã , a Ponte Velha ( Stari Most ) sobre o rio Neretva , com 4 séculos de existência localizada bem no coração de Mostar , é bombardeada por tropas croatas e fica destruída .

Por esse motivo, encontra-se na cidade vários locais com a inscrição " Don't forget 93 " ( não esqueça 93 ) . Em meados dos anos 90 , a região foi dividida em 2 partes policamente autônomas , e de religiões distintas (católicos e muçulmanos ) : ao Norte - a Bósnia , e ao Sul a Herzegovina , cuja cidade de Mostar é a capital .

A Ponte Velha foi reconstruída em 2004 .

Em 2005 , a Ponte Velha ( Stari Most ) e centro histórico de Mostar foram classificados como Patrimônio Mundial da Unesco .


⬆️ A inscrição Don’t forget 93 (Não esqueça 93 ) , em uma pedra próxima a Ponte Velha , colocada entre dois morteiros para marcar o fato histórico .

Atualmente o turismo vem aumentando e ajudando a cidade se reerguer dos escombros da guerra .

Cruzar a Ponte Velha de Mostar é uma aventura .... Devido a inclinação acentuada da ponte , e do piso de pedra (que pela ação do tempo e do número de visitantes o deixaram mais liso e escorregadio ) é difícil escapar de alguns escorregões , ou até tombos . A ponte ( 20 metros de altura ) vira " palco " para os aventureiros que jogam no Rio , em troca de alguns trocados . No verão existem competições de saltos da ponte . Se o turista quiser arriscar a saltar , a Mostar Diving Club irá treiná - lo e providenciar o salto , pelo custo de €25 . A noite a ponte fica iluminada .

O rio Neretva tem águas claras e limpas , e funciona como uma divisa entre as diferentes religiões e povos , e as pontes da cidade como elos de união . A zona mais agradável para pedestres fica junto Ponte Velha , área de influência turca – tanto na arquitetura , bem como nas lojas de artesanato , de artigos em cobre , de tapetes e de souvenirs para turista , repleta de restaurantes e cafés .



Pode - se visitar casas turcas tradicionais , com os seus pátios interiores exuberantemente decorados , a casa-museu Muslibegovic , a mesquita Koski Mehmed Pacha para conhecer, um hamam (banho turco) para desfrutar ou a ponte “Kriva Cuprija” datada de 1558, no lado croata da cidade, para atravessar.

Karadozbeg Mosque - é a mesquita mais importante de Mostar , foi erguida em 1577 . Hoje é usada como clínica. Foi muito danificada durante a guerra, mas já está completamente restaurada .



Casa Biščevića Cosak - casa de estilo bósnio-otomana com mais de 350 anos . Toda colorida com seus tapetes e peças decorativas .








Roznamedzi Ibrahim-efendi Mosque - mesquita do século 17 , foi a única que resistiu aos bombardeios da guerra cível .




Entre as ruínas da guerra , as mais visitadas são : as ruínas da Igreja Ortodoxa e do prédio de 9 andares que era Ljubljanska Banka Tower e do Hotel Neretva . O mais triste é ver edifícios cravados de balas , destruídos , em ruínas , levando em consideração que a guerra foi a pouco tempo.....




Localização Mostar é a maior cidade da região de Herzegovina, na Bósnia e Herzegovina. Fez parte da antiga Iugoslávia e faz fronteira com a Sérvia , Croácia e Montenegro . Fica a 130 km da capital Sajevo . E também a 130 km de Dubrovnik e a 160 km de Split , ambas na Croácia.



Quando ir ?

De abril a outubro , durante a primavera e o verão .

Entre abril e maio , na primavera o clima fica ameno .

De julho a setembro , durante o dia o calor é excessivo .



Moeda : Marco Conversível (konvertibilna marka) .

O euro é aceito praticamente em todos os lugares de Mostar ( se você for passar apenas um dia lá , nem vale a pena trocar ) . O custo de vida é bem mais baixo que o da Croácia .


Como chegar ?


Ônibus partem de Dubrovnik , Split e de Sarajevo para Mostar .


Existe também um pequeno aeroporto internacional . Mas é quase exclusivamente utilizado por vôos que transportam peregrinos católicos até Medugorje ( local da última aparição da Virgem Maria ) . Os vôos de Sarajevo e de Dubrovnik ( Croácia ) são mais frequentes .


Os trens são bem confortáveis . Não tem necessidade de comprar antecipadamente a passagem . Pode-se adquirir na própria estação .



Hotelaria Hotel Bristol - próximo ao centro histórico , podendo deslocar -se a pé .

Simples , mas bem limpo .

Rua : Mostarskog bataljona bb , Mostar 88000 - Bósnia e Herzegovina .



Documentos e Vistos Brasileiros com passaporte válido não precisam de visto para visitar a Bósnia e Herzegovina. Se você for em um bate-volta com alguma agência de turismo croata, não estranhe se ficar sem o carimbo no passaporte. Os guias passam tanto pela fronteira que muitas vezes o guarda libera o grupo sem nem mesmo fazer a imigração.



Compras

Souvenirs em geral - ímãs de geladeira , camisetas , uniformes de futebol .

Peças em cobre , todas entalhadas manualmente .













#PatrimônioMundialdaUnesco #BósniaeHerzegovina #Mostar #Medieval #Mesquitas