• Patricia Viciana

Moscou - Uma visão moderna dos Czares




Roteiro ideal para quem curte história , sofisticação , arte e arquitetura .

A capital da Rússia é considerada a maior cidade da Europa .

Cosmopolita , imponente , rica em cultura , repleta de história e ostentação nas construções que representavam o poder do Império Russo , é um lugar incrível para turistar .

As estações de metrô são verdadeiras galerias de arte .


✔︎ Praça Vermelha - é o Marco Zero da cidade , de onde partem as principais ruas da cidade , que se transformam em estradas , que se ligam a todos os cantos do país .

Desde o século 16 , é usada para cerimônias . É nela que estão o Kremlin , o GUM ( shopping ) , Mausoléu do Lenin , Museu Histórico do Estado , a Catedral de São Basílio e a Catedral Kazan que são acessíveis pelos portões Voskresenskye . No final do século 15 , o Tzar Ivã III reestruturou o Kremlin , pois os incêndios eram frequentes nessa região , removeu as casas de madeira que existiam perto das muralhas do Kremlin . A partir dessa fase , o local passou a ser chamado de Pojar (пожар) que literalmente quer dizer local do fogo , ou incêndio . Por séculos esse local funcionou como um mercado ambulante . Sob o comando de Ivã IV (também conhecido como Ivã , o Terrível) construiu- se a belíssima Catedral de São Basílio . Logo a população começou a chamar a igreja de Krasnaya ( que no russo antigo também significava bonita ) . Assim, o local deixou de ser chamado de Pojar e tornou-se a Praça Bonita – “Krasnaya ploshchad“.

Com o tempo o idioma sofreu alterações e a palavra Krasnaya passou a significar somente vermelho , logo a “Krasnaya ploshchad” virou Praça Vermelha…



⬆️ Catedral Kazan


Kremlin - Sede do poder russo . De frente para a Praça Vermelha .

Dentro das muralhas do Kremlin , além da residência oficial do presidente da República (o Putin não mora lá) e da sede do governo , existem várias edificações históricas , entre elas belas igrejas e o Arsenal do Estado.

Já do lado de fora das muralhas , os Jardins de Alexandre , a chama eterna e o tumulo do soldado desconhecido destacam-se .

Para visitar o complexo do Kremlin , pode- se comprar alguns ingressos separados : os principais são para a Câmara de Armas (700 rublos) e para o Complexo Arquitetônico das Catedrais (500 rublos).

A Câmara de Armas reúne em seu acervo os tesouros dos czares russos , como : jóias , coroas , presentes diplomáticos e os Ovos Fabergé . Também impressionam os canhões históricos nos pátios e o enorme Sino do Czar , com 6 metros de altura e mais de 200 toneladas !!!! 🔔

Já no Complexo das Catedrais , pode- se visitar a Catedral da Anunciação , a Catedral da Assunção e a Catedral do Arcanjo Miguel , além do Campanário de Ivã - o Grande .





↕️ Catedral da Anunciação



⬆️ Catedral da Assunção


GUM - O Gosudarstvenny Universalny Magazin (GUM) é a galeria onde ficam as mais famosas boutiques de luxo do mundo. O prédio foi reconstruído em 1893 e desde 1953, depois de uma renovação, se tornou o lugar mais luxuoso de compras no país . A decoração é com flores naturais lindas e coloridas .






→ Mausoléu de Lenin - Independente do seu posicionamento político , vale a pena visitar o mausoléu de Lenin fundador da URSS . A visita é gratuita , e ainda pode-se passar por túmulos de outras personalidades russas : Iuri Gagarin , Leonid Brejnev , Vladimir Komarov e Iossif Stalin .


→ Museu Histórico do Estado - Fundado em 1870 ,abriga a maior coleção de artefatos históricos da Rússia . São manuscritos , documentos , livros , roupas e objetos de vários séculos .

→ Catedral de São Basílio - É o cartão postal de Moscou .

Foi construída em 1560 pelo Ivan o Terrível , para celebrar a captura do Kazan e a libertação da Rússia contra a opressão Tatar.

Diz a lenda que o Tzar que ordenou a construção mandou que furassem os olhos do arquiteto que projetou a igreja pra que nunca mais fizesse algo similar.




✔︎ Teatro Bolshoi - orgulho cultural da Rússia .

Sua história começou na metade do século 19 e todo ele é decorado com luxo e os melhores equipamentos que permitem os mais diversos tipos de apresentações.



✔︎ Izmailovo - O Kremlin de Izmailovo é pouco conhecido pelos turistas . Foi construídode 1998 a 2007 , tornou-se um complexo cultural e de entretenimento , sendo usado para celebrar casamentos . É lá que fica o Museu da Vodka , e diversas lojas de souvenirs , e a Feira de Izmailovo ( barracas vendem desde Matrioskas até fuzis e objetos da 2ª guerra mundial ) .

*** Dica - Para visitar a Feira de Izmailovo, vá aos finais de semana , pois todas as barracas ficam abertas .



✔︎ Catedral de Cristo Salvador - Localizada as margens do Rio Moscou , foi construída com dinheiro público em comemoração da vitória sob o exército francês de Napoleão em 1839 . Os melhores artistas e escultores decoraram a catedral que é ainda mais luxuosa por dentro .

Em meados de 1931 q Igreja foi destruída pelos soviéticos , já que simbolizava o Império Russo . O local se tornou uma piscina pública que durou até os anos 90 . Com o fim da URSS , a igreja foi reconstruída e inaugurada em 2000 .

A Catedral ganhou fama ....Após a banda punk feminista Pussy Riot fazer protestos contra a igreja ortodoxa e contra o governo , a Catedral passou a ser conhecida como a " Catedral Pussy Riot" .





✔︎ Metro de Moscou - São verdadeiras galerias de arte subterrâneas !!! Conhecido por Palácios do Povo , tem 350 km de extensão e mais de 200 estações , que encanta os visitantes com sua beleza . Os melhores artistas e arquitetos decoraram 44 estações do metro de Moscou , que são reconhecidas como Patrimônio Cultural.

Muitas estações se mantêm fiéis como eram na época da URSS – com estrelas vermelhas , símbolos de propaganda ,celebração militar e homenagens a grandes personalidades russas , como Dostoiévski e Yuri Gagarin , e a grandes eventos da história, como a relação com a Ucrânia durante o período soviético .



✔︎ Ponte Bolshoi Kamenny - Construída em 1938 , a ponte cruza o rio Moskva , e tem a melhor vista panorâmica de Moscou . De um lado se vê a Praça Vermelha e do outro a Catedral do Cristo Salvador .


✔︎ Torres de Stálin ou as 7 Irmãs de Stalin - são 7 edifícios construídos entre 1947 e 1953 por Stalin para demostrar poder soviético e comemorar a vitória sobre a Alemanha nazista . São avistados de praticamente toda Moscou . Construídos no estilo " Classicismo Soviético " , os edifícios tem a mesma aparência , embora não sejam iguais . Inclusive o prédio da Universidade de Moscou , é uma das Torres de Stálin .



**** NOITES BRANCAS - Final de junho e começo de julho pode- se ver as Noites Brancas , ou Sol da Meia Noite , que é quando o sol não se põe , dando a sensação de que o sol está nascendo .


Moeda :

A moeda local é o Rublo (RUB), dividido em 100 kopecs (confira a cotação aqui). Você pode cambiar uma certa quantia de dinheiro antes de desembarcar em Moscou, para não chegar totalmente desprovido, porém casas de câmbio e caixas eletrônicos estão espalhadas pelos mais diversos pontos da cidade (leia mais em Dicas).


Alimentação :

O Strogonoff , a salada russa , o frango Kiev , salmon , arenque , caviar e o Goulash , são os pratos russos mais conhecidos .

Segundo vários historiadores da gastronomia , o nome Strogonoff vem da família russa Stroganov , cuja origem é anterior ao ano 1500 . Em uma das festas da Família , como não havia carne para todos os convidados , o cozinheiro teve a idéia de cortar em tiras finas para a carne render , e servir a todos .

A bebida mais popular é a Vodka .


Conheça outras delícias :

- Kholodets - Prato tradicional das festas de fim de ano no País , é feito de carne coberta por uma gelatina . Pode ser encontrado em vários formatos , mas sempre é servido frio ;

- Salada de Arenque - salada feita com o peixe arenque , maionese, cenoura e batata cozida é uma das tradicionais entradas das refeições Russas .É montada em camadas e sua aparência é de um bolo colorido ;

- Okrochka - sopa fria de cenoura , pepino , batatas e ervas picadas pode receber algumas variações com adição de rabanetes ou outros vegetais , além de um bom e típico salame russo ou frango . O tempero é o grande diferencial , leva doses de kvass - bebida típica russa ( a base de pão ) e kefir líquido (que é um iogurte caseiro ) . É muito consumido no verão Russo ;

- Borscht - sopa feita com beterraba e tomate , originária da Ucrânia . Tem cor avermelhada , é servida quente e com creme azedo ;

- Pelmêni - lembra um ravióli , e pode ter recheios de carne de alce , pato , peixes e javali . Ao invés de usar do molho vermelho , o prato é servido na água do próprio cozimento;

- Blini - parece uma panqueca com recheios doces ou salgados , como creme de leite , geléia , mel, caviar ou salmão defumado ;

- Frango à Kiev- peito de frango desossado e recheado , podendo ser frito ou cozido . Pode-se escolher o recheio : manteiga de alho , ervas , presunto , salmão ou queijo ;

- Pirozhki - pasteizinhos de massa mais grossa recheados com batatas , carne , repolho ou queijo ;

- Shashlyk - espetos de carne ( semelhantes aos Kebabs ) , combinação de carne com legumes .



Compras :

- Matrioskas - famosas “boneca russa”. A matrioska são conjunto de várias bonecas de tamanhos variados , que são colocadas uma dentro das outras , feitas de madeira , e em formato cilíndrico . As feições e características das bonecas são detalhadas com pintura artesanal e manual , tornando -se muito difícil encontrar bonecas iguais . As matrioskas podem abrigar entre 6 e 7 bonecas de diferentes tamanhos , sendo que a menor fica no interior de todas e , não possui uma abertura na sua estrutura .

Simbolizam a maternidade , fertilidade , amor e amizade . O fato de uma boneca sair de dentro de outra maior representa o parto , ou seja , a mãe dá luz a sua filha e , assim sucessivamente . Para os russos , presentear alguém com uma matrioska é um sinal de grande afeto e desejo de vida longa e feliz .


- Porcelana Imperial - A fábrica fundada em São Petersburgo em 1744 pela imperatriz Elizabeth ainda funciona . Produz itens não só com métodos antigos , mas também porcelana moderna . Encontra-se a venda por todas as partes .

www.ipm.ru



#Europa #Cosmopolita #Luxo #História #Rússia #Moscou #TorresdeStalin #MetrodeMoscou #Matrioska

1 comentário