• Patricia Viciana

Medjugorje - Cenário de Milagres

Atualizado: 21 de Fev de 2019




Medjugorje é um lugar sagrado !

Trata-se do local das últimas aparições da Virgem Maria .

As aparições tiveram início no dia 24 de junho de 1981 . Nos primeiros meses , as aparições eram diárias , e posteriormente passado a aparições mensais ou anuais (dependendo dos videntes) . Entre os videntes, encontram - se 6 crianças croatas , filhos de lavradores a quem Nossa Senhora se apresentou como : " Eu sou a Rainha da Paz " , na época que ainda era República Socialista Federativa da Iugoslávia .

Em 1983 , o governo da antiga Iugoslávia autorizou as peregrinações .


Mesmo ainda não sendo reconhecido oficialmente pelas autoridades do Vaticano , o vilarejo de Medjugorje divide hoje com os santuários de Lourdes ( França) , e Fátima ( Portugal ) , o status de um dos mais importantes locais de peregrinação da Europa relacionados à Virgem .

Dentro da Igreja , a imagem da Virgem de Medjugorje , em tamanho natural , não está no altar principal . Foi colocada na lateral ( lado direito de quem entra no santuário ) , coberta com um manto e flores .

Para receber os turistas , principalmente nas datas em que se comemoram as primeiras aparições , tornou necessária também a construção de um altar ao ar livre, onde são celebradas missas campais .



Na parte de fora da igreja , no centro de um belo jardim , com pés de louro , tem uma imagem de Cristo crucificado em bronze , que também atrai os peregrinos. Dizem que dos joelhos da escultura, costuma escorrer água . Muitos fiéis levam bilhetes com pedidos de milagres , fotografias ou santinhos para esfregar na superfície da imagem .

Ao redor foram construídos pequenos altares que marcam as estações da Via-Crúcis . E tem uma fonte, na qual os fiéis enchem garrafinhas com água potável , e a levam para benzer .


Apesar de não ter sido oficialmente reconhecida pela Igreja Católica , Nossa Senhora de Medjugorje já é uma das aparições marianas mais famosas do século 20 . Em 1991 , a Conferência Jugoslava dos Bispos determinou que não havia nada de sobrenatural nessas ocorrências , mas que continuaria a investigar os referidos eventos . Nesse mesmo ano, a Virgem Maria terá afirmado aos videntes locais que viera para concluir o que iniciara em . Fátima .


Localização :

Há 3 horas de Sarajevo ( capital ) , e apenas há 30 minutos de Mostar , a pequena cidade de Medjugorje ganhou um santuário em homenagem à Virgem .




Compras :

Várias lojinhas de souvenirs , instaladas na rua principal , com várias opções de medalhinhas, terços, imagens e outras lembranças de Medjugorje , e alguns com "atestado " de serem benzidos .



Como chegar ?

Em Sarajevo , as agências de turismo oferecem passeios diários até Medjugorje (em geral combinado com a visita a Mostar) .


#BósniaeHerzegovina #NossaSenhoradeMedjugorje #Cenáriodemilagres #ÚltimasapariçõesdaVirgemMaria #LocalSagrado #Peregrinação