• Patricia Viciana

Marrocos - Sítio arqueológico Volubilis

Atualizado: 21 de Fev de 2019



Patrimônio Mundial da Unesco , Volubilis é uma das ruínas romanas melhor preservadas do Marrocos , situadas entre as cidades imperiais de Fez e de Meknes ( 33 km ) .

Fundada antes da Era Cristã, provavelmente na era da Idade do Ferro (3 a.C ) ,na qual a região fazia parte da Mauretânia.


Foi o centro administrativo do reino da Mauretânia e também uma das cidades mais remotas dentro do Império Romano, localizado na região sudoeste.

Durante 2 e 3º dC, a maioria dos edifícios (ainda visíveis ) foram construídos . Acredita-se que a cidade tinha cerca de 20.000 habitantes .

Em 45 d. C , devido ao domínio Romano , a cidade ganhou características urbanas de cidades romanas , tais como Fórum , muralhas , basílica e capitólio (Templo dedicado a Júpiter ) .

Com a riqueza gerada a partir da produção local de azeitona, trigo, e por fornecer animais selvagens , como leões e ursos de Atlas , para espetáculos dos gladiadores a cidade prosperou , propiciando a construção de casas urbanas ricas com mosaicos . Tantos animais foram enviados a Roma , que o urso de Atlas ( o único urso da África ) entrou em extinção.


Sob o reinado romano, a cidade sofria com tensões políticas . Em 40 dC, os moradores começaram a se revoltar, mas a concessão da cidadania romana e a isenção de impostos durante 10 anos acalmaram a situação . Em 285 dC , a população local (sírio , judeu, bérbere e grega , que usavam o latim como língua ), fez com que o Império Romano se retirasse .

No século 8, o Islã chegou à região, e destruíram as igrejas . O povo local continuou a ocupar a cidade até o século 11 .

Enquanto Volubilis permaneceu habitado , manteve seu status de cidade capital por séculos após o colapso do Império Romano . A cidade perdeu seu status de centro administrativo quando surgiu a aldeia de Moulay Idriss ( 4 Km ) , perto Fez , e todo o povo mudou-se para lá .

Os romanos nunca a reconquistaram devido a dificudade de defesa de um local tão remoto .

Em 1755 , um terremoto destruiu Volubilis. Seus restos foram utilizados para a construção de Meknes.

--Basílica - Foi usada como tribunal e governo municipal. Tem 42,2 m x 22,3 m . E possía 2 pisos originalmente .



--Templo Capitolino - fica atrás da Basílica , e era dedicado a 3 divindades romanas :

Júpiter , Juno , Minerva . Em frente ao templo eram realizadas assembléias cívicas para rogar ajuda dos deuses ou para agredecer êxitos em guerras .Foi construído em 218.


--Termas - 3 conjuntos de termas públicas ;


-- Arco do Triunfo ou Caracala - ficava na Decúmano Máximo , avenida principal da cidade , feito em pedra;


-- Casa de Efebo - Restaram mosaicos com motivos de fauna marítima , centauros e Baco em um carro puxado por leopardos . O tema central dos mosaicos eram de inspirações mitológicas ;


-- Casa dos trabalhos de Hércules - recebeu esse nome devido ao mosaico com alguns dos 12 trabalhos que o semideus teve que realizar por ter matado sua mulher e filhos . Tem símbolos para espantar mal olhado, como tridente , golfinho com a cauda de 3 pontas , suásticas ;


-- Casa de Vênus - a mais luxuosa da cidade , com um conjunto de termas privadas, e mosaicos dos séculos 2 d. C , com animais e cenas mitológicas . O mosaico principal de Vênus foi removido e levado para Tânger ( cidade do Marrocos ) . Foi encontrado(1918) também um busto de bronze de Catão - o Jovem ;



-- Casa de Orfeu - Orfeu é representado no mosaico tocando harpa ;


-- Casa do Cavaleiro - grande edifício com 1700m destinado a atividades comerciais , com 8ou 9 lojas .


No Museu Arqueológico em Rabat , encontram-se diversos mosaicos e estátuas encontradas em Volubilis , os quais demonstram o apogeu dessa era.










Para visitação paga-se cerca de 20 dh .


Contrate um guia local para explorar esse sítio arqueológico.

Faça sua visita de manhã , tem menos turistas .


Leve água , pois dentro de Volubilis não há local para comprar .

Capa de chuva.


Use calçados confortáveis , e que não escorreguem . O solo é de terra com gramíneas .


Como o piso é irregular ,o passeio não é indicado para turistas com dificuldades de locomoção .


O clima no Marrocos varia conforme a região e as estações do ano.

Fui em fevereiro , no Carnaval , e peguei frio. A temperatura ficou entre 7º a 13º C .

E em Volubilis pegamos chuva.

#África #Marrocos #Volubilis #PatrimônioMundialdaUnesco