• Patricia Viciana

Lençóis Maranhenses - Espetáculo da Natureza

Atualizado: Set 22



⬆️ Vista aérea das lagoas


Localização : Brasil - Maranhão





Simplesmente único !!!

Destino singular , tanto no Brasil como no mundo ( pois não existem similares no planeta ) , o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses , oferece um raro espetáculo da natureza , onde surgem lagoas formadas pelas águas das chuvas na região , no meio de um "deserto " de dunas.

A paisagem muda constantemente , os ventos se encarregam de fazer a escultura das dunas de areia , e as lagoas podem estar cheias ou não dependendo da época do ano .

Para se ter noção da beleza , e da grandiosidade do Parque é imperdível o sobrevôo panorâmico.



Como chegar ?

Há 250 km de São Luís , está a cidade de Barreirinhas, a principal porta de acesso ao Parque .

São em média , 4 hrs de viagem . Pode-se contratar transporte do próprio hotel .

A bordo de "Jardineiras " ( veículos 4x4 , que carregam os turistas na carroceria ) , percorrem-se trilhas para chegar ao Parque . A entrada no Parque é gratuita , mas só é permitida com um guia local credenciado .

Para se chegar a Lagoa Azul , Lagoa da Esmeralda , e a Lagoa Bonita ( escalar duna de 40 m de altura ), não é fácil !

Requer bom preparo físico , e disposição para longas caminhadas debaixo de sol forte . As cores das lagoas impressionam . Já o acesso para as demais lagoas é bem mais tranquilo . As lagoas serviram de cenário para uma novela da Globo - "O Clone ".

As lagoas possuem águas cristalinas e a coloração varia entre tons de azul e verde , com a temperatura agradável . Pode-se ver peixes . Esses mesmos peixes , na época de "seca " da lagoa, se "escondem " na lama da lagoa , reaparecendo juntamente com a lagoa , nas épocas das chuvas .



Passeios

✔︎ Para se conhecer bem a região do Parque , visite por terra (caminhando ) , e pelo ar (sobrevôo). Agende com antecedência o vôo , porque são aviões pequenos de até 4 passageiros , e esse é altamente recomendável . Não deixe de fazer !!!

✔︎ Passeio de "Voadeira " pelo Rio Preguiças - passeio de lancha ao longo do Rio , passando pelo Farol de Mandacaru , que pode-se subir ( são 160 degraus ) e apreciar uma linda vista do encontro do Rio com o Mar . E visitar o povoado de Caburé e Vassouras , onde tem vários macacos- prego que interagem com os visitantes ;


✔︎ Bóiacross pelo Rio Formiga - descida de um rio bem calmo e raso , a bordo de uma bóia, apreciando a natureza ; ✔︎ A Avenida Rio Branco é o "point " da cidade. Lojas de artesanato , agências de turismo local, restaurantes predominam .



Hotel

Existem diversas opções de hospedagem .

Fiquei hospedada no Porto Preguiças Resort , que fica há 2 km de Barreirinhas , na Beira do Rio Preguiças . O hotel é aconchegante , a comida maravilhosa , incluindo o camarão e a pizza (de massa bem fininha e crocante ) . Tem Wi-fi gratuito . Os quartos tem varanda com uma rede para curtir o visual . O mais incrível desse hotel é a piscina , que tem o fundo de areia , mantendo a temperatura da água agradável , e dando a impressão de estar em uma das lagoas do Parque .




Na Mala :

Roupas leves e confortáveis : shorts , camisetas e roupas de banho .

Não esqueça , óculos de sol , boné , e protetor solar , o vento é constante e o sol muito forte.

Câmera fotográfica indispensável .

Leve uma mochila nos passeios , para vc poder "estocar " água .

Ao sair do hotel para ir ao Parque Nacional , já vista seus trajes de banho .

O calçado mais indicado é a papete ( sandálias que se usam em caminhadas ), ou bota de caminhada se você não suportar o calor da areia ou Havaianas .


Compras

O artesanato é feito com fibra de Buriti (palmeira típica da região ) , faz-se bolsas , sandálias , bijoux , redes , etc...



Idade

Não recomendo a viagem para visitantes de tenham algum problema de locomoção , para grávidas ( além do desgaste físico , as trilhas de Jardineira são complicadas , pois para se percorrer trechos de 17 km , gasta -se 1 hr , além chacoalhar muito ) , e para crianças até 6 anos.



Quando ir ???

Maio a agosto - lagoas cheias - Melhor época para visitar .

Setembro - as lagoas começam a secar ;

Como as lagoas são sazionais (temporárias ) , acesse o site abaixo , e verifique qual o nível das lagoas no período da sua visita. http://www.icmbio.gov.br/parnalencoismaranhenses/guia-do-visitante.html


⬆️ Mergulhando na lagoa é possível ver os peixinhos - na época de seca esses peixes ficam na areia da lagoa , e quando começa a encher a lagoa voltam a aparecer .





Entrada da escada do Farol (160 degraus )

#Brasil #LençóisMaranhenses #Maranhão