• Patricia Viciana

LAGOS DE PLITVICE - o verdadeiro espetáculo da Natureza !!!

Atualizado: 21 de Fev de 2019


O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice é considerado Patrimônio Natural da Humanidade , pela Unesco e não é a toa ... são 300 km2 de área , formados por 16 lagos nos mais diferentes tons de azul ao verde , conectados por cachoeiras de todos os tamanhos , divididos em dois grupos : lagos superiores - " Upper Lakes" ( conjunto de 12 lagos ) , e lagos inferiores – "Lower Lakes" (são apenas 4 lagos ) . E é nesta parte do parque que você terá algumas das vistas de tirar o fôlego .

Como já disse no outro post, a Croácia é um belíssimo país !!!



Localização : Os Lagos Plitvice ficam entre a capital Zagreb ( 133 km) e a famosa cidade litorânea de Zadar (133 km ) .

São 18 km de trilhas ao redor dos Lagos Plitvice , com roteiros para todos os tipos de visitantes , inclusive idosos e crianças . Escolha o seu roteiro , e caminhe de acordo com seu ritmo ! As trilhas tem trechos com passarelas de madeira , que ficam sobre ou bem próximas a água . Por serem estreitas , na alta temporada (verão - junho a agosto ) podem ficar lotadas , dificultando a passagem . Se estiver acompanhado por crianças , idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção a atenção deverá ser redobrada.


Para poupar esforços utilize gratuitamente 2 tipos de transportes internos do Parque : Trens panorâmicos e barcos elétricos que atravessam o lago Kozjak .

Nas entradas do parque tem mapas mostrando onde pega-se o trem ou o barco .


Os lagos altos – ‘Upper Lakes’ – são formados de 12 lagos : Proscansko, Ciginovac, Okrugljak, Batinovac, Veliko, Malo, Vir, Galovac, Milino, Gradinsko, Veliki Burget e Kozjak . Diferentes níveis de altura formam diversas quedas de água . Para se ter idéia , o último lago - Kozjak está 100 metros abaixo do 1º lago - Proscansko .

Os lagos baixos – ‘Lower Lakes’ – são aformados por 4 lagos : Milanovac , Gavanovac , Kaluderovac e Novakovica Brod . Para conhecer o parque , passeie pelas passarelas que cruzam os lagos .




Melhor época para Visitação : O ano todo . A paisagem muda conforme o clima.

No inverno neva na região . No verão devido ao reflexo do sol , a cor da água dos lagos fica mais espetacular .





Quanto tempo para conhecer o parque ?

Reserve 1 dia para poder conhecer as belezas naturais do Parque . Na verdade , não precisa tirar o dia todo . Dependendo da trilha que escolher pode-se levar algumas horas .

As trilhas são identificadas pelas letras do alfabeto de A a K , e podem incluir apenas os lagos baixos ou o parque completo . A duração mínima da caminhada é de 2 horas , com 3,5 km - Trilha A , sendo que a mais longa pode chegar a 8 horas e 18,3 Km – trilha K . Nenhuma das Trilhas é considerada difícil , já que a maior parte do parque é plano , mas algumas podem envolver subidas e degraus . A trilha H , que dura entre 4 e 6 horas e passa pelos lagos altos , baixos e termina na ‘Great Waterfall’ , é a que indico , pois abrange as partes mais bonitas do Parque .


Como chegar ao Parque ?


Zagreb - Há 133 km da capital , 2 hrs de viagem .

Split - cerca de 3 hrs de viagem , pela estrada A1 a que vai a Zagreb . A estrada é bem sinalizada .


Os principais pontos de partida são as cidades de Zagreb , Zadar e Split. De Zagreb : são 2:30h e há vários horários , partindo do terminal de ônibus da capital . É impossível comprar com antecedência. De Zadar : são 2-3h de viagem . São 3-4 linhas por dia . De Split : os ônibus levam entre 4h – 6:30h para fazer essa rota . São pelo menos 4 horários diários . **Atenção - podem haver atrasos ou até adiantamentos ! Chegue cedo ao ponto de partida .





Hospedagem :

Não há necessidade de se hospedar no local do Parque . É possível passar o dia no Parque e regressar para Zagreb ou Split.

Mas se preferir descansar após um dia de caminhada , tem um hotel simples e confortável próximo ao Parque House Boro , ou o Hotel Degenija – que fica a apenas 6km da entrada do parque.

Próximo ao parque existem várias casas oferecendo hospedagem .



Horários de Funcionamento do Parque :

Verão : 7 às 19 hrs .

O Plitvice abre o ano todo, inclusive domingos e feriados. O parque possui três entradas – 1, 2 e auxiliar Flora -, que funcionam das 7h às 18h entre abril e outubro (apenas a 1 abre no inverno, leia mais adiante). Os dois estacionamentos – Hadlovina e Rastovaca – operam das 7h às 20h. Os trens panorâmicos começam suas jornadas entre 8h e 8h30, dependendo do trecho a ser percorrido, e encerram entre 18h e 19h. Os barcos elétricos iniciam seu serviços às 8h ou 8h30, terminando às 17h30 ou 18h. As partidas em ambos os meios de transporte acontecem a cada 30 minutos. Para informações acesse :

http://www.np-plitvicka-jezera.hr/en/

http://www.np-plitvicka-jezera.hr/en/plan-your-visit/operating-hours-and-prices/



Dicas :

- Use roupas confortáveis e calçados apropriados para caminhar ;

- Por ser cercado de verde e montanhas leve um casaquinho, uma capa de chuva ou um guarda chuva , o tempo pode mudar rapidamente ;

- Leve água . Durante o percurso você poderá encher sua garrafinha gratuitamente ;

- Existem poucos restaurantes pelo Parque . Leve algumas frutas ou bolachas no caso de ter fome e estar longe dos restaurantes .

- Trajeto : Iniciar pela parte de cima , pegue o barco para atravessar o lago (P1 -> P2) , na Entrada 1 . Siga o trajeto subindo tudo pelo lado esquerdo . O 1º restaurante e ponto de ônibus ficam na subida . Ao descer, existem algumas trilhas alternativas que dão acesso a visuais incríveis . Chegue ao zigue - zague que é o ponto alto da parte de cima . Pegue o barco para o P3 . No P3 fica o maior restaurante do Parque . Se alimente , use o banheiro .Continue a trilha seguindo pelo lado direito , em direção a grande Cachoeira .

Vá ao “Sightseeing” para poder ter uma vista completa da cachoeira , e depois pegue a pequena trilha , no meio do mato mesmo . Logo você irá ver as pessoas do outro lado do canyon , fazendo o caminho inverso . Desça tudo e comece a caminhar pelas trilhas de madeira , surgirão algumas bifurcações , uma delas leva de volta ao P3 “por baixo” e outra atravessa o canyon para ir “por cima”. Dá para fazer as duas . Mas os melhores visuais são os de cima . Siga para o P1 e ache a saída do Parque .

- A partir das 10h 30 começam a formar fila para tudo. Chegue cedo .

- Ao chegar à caverna Supljara (terá uma placa indicando o local ) – faça um pequeno desvio da trilha para tirar uma bela foto . A caverna não tem nada de especial . Suba por dentro da caverna e saia no caminho que é ao lado da beira do penhasco , e terá a visão da ‘Great Waterfall’ , a maior cachoeira da Croácia com 78 metros de altura . É fácil visitá-la , já que ela fica perto da Entrada 1 e quase todas as trilhas do parque passam pela sua base . Mas se quiser vê-la em toda sua grandeza , faça um pequeno desvio e suba a escada de pedra que fica à esquerda ;

- Vidikovac - Mirante que fica a 5min para derntro do mato , e é o ponto que se tira uma fota com todas as quedas de água.















#Europa #Croácia #PatrimônioNaturaldaHumanidadepelaUnesco