• Patricia Viciana

Lagos Atitlán - Curtir a natureza e seus encantos

Atualizado: 21 de Fev de 2019



Ao chegar na região do Lago Atitlan tive a sensação de Paz , em perfeita sintonia com a natureza !

A beleza natural é encantadora !!!

O lago é rodeado por 3 vulcões : Atitlán , San Pedro e Tolimán ( considerado ativo , teve a última erupção em 1853) , tem 12 km de uma ponta a outra ( de extensão ) . E nas margens do rio é possível conhecer a vida local (existem diversos pueblitos cada um com características diferentes) , que preservam suas raízes e tradições de seus antepassados maias .

Os 3 maiores vilarejos , onde há um pouco mais de estrutura , como hotéis , restaurantes , e meios de transporte são : Santiago Atitlán, San Pedro La Laguna e Panajachel .

Alguns povoados são mais agitados e mais cheios de turistas, como Santiago e San Pedro La Laguna, outros são mais “hippies”, cheios de gringos, como San Marcos, e outros, como Santa Catarina de Palopó e San Juan, são bem típicos – para ver a população do interior da Guatemala em seu cotidiano.




Localização : O Lago de Atitlán fica a 3h30 de viagem de carro da Cidade da Guatemala ( 140 km ) e 2h30 de Antígua (110 km ) .

Foi formado há 11 milhões de anos, de uma erupção vulcânica cujas cinzas foram encontradas no Equador e até na Flórida .

É o lago mais profundo da América Central , podendo chegar a 340m de profundidade.




Como se locomover ?

A maneira mais prática , rápida e segura é contratar um transporte privativo . Mas existem ainda as opções de alugar um carro , ou de usar transporte compartilhado .

Saindo de Antígua , pode-se fazer uma parada em Chichicastenango , e ir até a região do Lago .

Para visitar os povoados nas margens do rio , contrate o serviço de barco , que pode ser público ( que funciona como um ônibus , que faz uma determinada rota , com paradas prévias nos povoados e horários fixos ) , barcos compartilhados ( lanchas privadas que só saem quando estiverem cheias ) , ou um barco privado .

** Negocie os valores !!



O que fazer ?

Além de visitar os povoados , aproveite a beleza natural e o lago .

Os vulcões ficam encostados na beira do lago , e todo o entorno é rodeado de montanhas .

🇬🇹O lago tem águas cristalinas e limpas e também existem vários esportes aquáticos que você pode aproveitar .

🇬🇹Mirante - Na estrada entre Panajachel e Santa Catarina de Palopó há um mirante (mirador) com uma vista bem bonita do lago, dos povoados e dos vulcões e no local há barraquinhas de artesanato.


🇬🇹Povoados :

- San Juan La Laguna - É um povoado bem pequeno , mas que conserva a essência do povo local . Visite a tecelagem e a fábrica de chocolates . Se optar por vivenciar a cultura maia e quiser se hospedar na casa dos moradores e aprender a cozinhar tortillas , conhecer seus hábitos e costumes , entre no site : www.sanjuanlalaguna.org (e vá na aba - services > Posadas Mayas ).

- San Marcos - É conhecido como o reduto hippie do Lago de Atitlán , esse vilarejo foi dominado por estrangeiros e transformou - se em centro holístico , onde não faltam opções para fazer massagem , yoga , meditação , comidas orgânicas , associações de proteção a natureza .....

- Santiago Atitlán - É o maior no entorno do lago . Tem até caixa eletrônico e bancos . Vale a pena pegar um tuc-tuc e visitar vários pontos interessantes como a igreja antiga , o local onde as mulheres lavam a roupa e um memorial da guerra civil da Guatemala e conhecer o " Machimon " uma imagem Maya sagrada ( é uma estátua de um velhinho , que é tratada como gente . Dão de comer , beber e fumar , vestem com roupas de verdade e até colocam a imagem para dormir . Há cada ano , uma família que participa dessa comunidade é escolhida para guardar a imagem em casa . A casa fica então a serviço dele , recebendo seus fiéis .

- San Pedro - É o pueblo da balada . Muitos jovens mochileiros que querem conhecer pessoas , ficar em hostels .

- San Antonio Palopó - É comum ver as pessoas com roupas típicas . O artesanato vendido é bem colorido e bonito . Existe um mercado local , onde pode-se ver os produtos que consomem , e como se faz uma legítima tortilla .

- Sololá - é uma cidade que fica na chegada ao lago . Mulheres e homens usam saias !!!! Os trajes típicos são blusas , chapéu , bota e uma saia de lã por cima da calça .




Hotéis :

Nas margens do Lago Atitlán , ou em cada um dos pueblitos , há diversas opções de hospedagem , das mais simples às mais luxuosas .

Fiquei hospedada no Hotel Atitlan , bem de frente para o Lago , onde pude renovar minhas energias , contemplando a natureza com essa vista .....



Quanto tempo ?

Depende de quantos povoados você vai querer visitar . Mas em média , 1 dia é o suficiente .






Deste ponto seguimos viagem para a Cidade da Guatemala , parando pelo caminho para conhecer o sítio arqueológico Iximché .

#LagosAtitlán #Guatemala #Vulcão #Natureza