• Patricia Viciana

Jericoacoara ou simplesmente Jeri !!!

Atualizado: Set 22







Localização : Brasil - Ceará

Há 300 km de Fortaleza encontra - se Jeri .









Verdadeiro e abençoado paraíso escondido no meio de dunas de areia , mas conhecido por Jeri !

Sol forte o ano inteiro , mar quente e calmo , brisas constantes , lagoas de águas cristalinas , manguezal , lindo pôr do sol , forró pé de serra , meca do Kitesurf e do Windsurf , é uma das 10 praias mais bonitas do mundo .

O local ainda não perdeu sua “ essência "…o ritmo da vida dos pescadores , as ruas de areia e sem iluminação , combinadas com lojas e restaurantes com um nível de sofisticação inesperado em um local sem acesso por uma via asfaltada fazem desse um destino imperdível .

Por ser APA - Área de Proteção Ambiental , foi transformada em PARNA - Parque Nacional , assim sendo proibida qualquer tipo de pavimentação , bem como a construção de estradas e rodovias .

Muitos turistas estrangeiros se apaixonam por Jeri , e vem morar no local , sendo possível ter mais gringos do que brasileiros .











Passeios e Atividades :








☀️ - Duna do Pôr do Sol

Todo fim de tarde turistas e nativos iniciam uma proscissão , rumo a Duna do Por do Sol para contemplar o espetáculo , já que por aqui o sol nasce e se põe no oceano , devido a sua localização peninsular ;









🏄🏻‍♂️ - Pedra Furada - Conhecida por ser o cartão postal de Jeri .

O acesso pode ser feito por caminhada (45 min ) , ou por bugue ( até um certo ponto , e mais uns 15 min de caminhada ) .

*** Dicas : Como a trilha é sobre pedras , não esqueça de levar um calçado a fim de evitar queimaduras na areia escaldante e machucados nos pés . Por não ter iluminação , e a trilha ser acidentada é preferível fazer o passeio durante o dia , antes do entardecer .

Em meados de julho , o sol se põe por detrás do furo da pedra ;







🏝 - Praia de Tatajuba -

Vilarejo de pescadores que foi totalmente coberto por areia , e foi reconstruído do outro lado da margem do rio .

Se você gosta de adrenalina , não deixe de visitar a Duna do Funil , duna bem alta , onde se pratica o "esquibunda” ( descida da duna , sentado em um pedaço de madeira , caindo dentro da lagoa ) . Na praia de Tatajuba , tem um restaurante bem simples , com um cardápio inusitado ….o garçom traz em uma bandeja de plástico as opções ainda vivas como camarões e peixes . Tem redes e mesas na beira da água . O suco de abacaxi é delicioso . Lembre-se que não há energia no local , mas tudo é muito fresco e limpo . No local é permitida a prática de kitesurf e windsurf . No Rio Guriú , pode-se fazer um passeio de barco a remo , com os pescadores locais para se avistar cavalos - marinhos . Capturam o animal em uma casca de coco seca , mostram aos turistas e depois o devolvem ao seu habitat ;




Lagoa do Funil

Cavalo - marinho


🏄🏻‍♂️ Praia do Preá - ideal para aspirantes de Kitesurf e windsurf;



☀️ Lagoa do paraíso -

A cor da água é incrível . Surge um degradê em tons de azul , que se confunde dá para confundir onde é água e onde é céu . Nesse local existem pousadas , restaurantes com mais estrutura , com espreguiçadeiras , redes de vôlei ;



🏝- Lagoa Azul

Local com redes a beira da água . Barraca rústica , e com valores melhores do que na Lagoa do Paraíso .


Como Chegar ?


Partindo de São Paulo , a forma mais prática e rápida , é ir de avião até Jeri . Mas os valores das passagens são salgados , por existem poucos vôos .

Outra opção , mais econômica é pegar um vôo até Fortaleza

Até Jeri ainda tem chão .... São 300 km de estrada de mão única , ou seja ,

4 h de estrada até Jijoca ( onde se faz uma parada para trocar de veículo ) e mais 1h ( 15 km) até a vila , em carros 4x4 , dançando sobre a areia .








Hospedagem

Há diversas opções de hotéis e pousadas de todos os valores .

Fiquei hospedada no Mosquito Blue ( agora My Blue hotel ) , e adorei , pois fica ao lado da Duna do Por do sol , de frente para a praia , na rua principal da vila . http://www.mybluehotel.com.br/

E mais recentemente ( julho /2019 ) fiquei no Essenza Dune . Um espetáculo ! Luxo e sofisticação na medida exata .

Serviços , instalações muito bem cuidados . Todos os quartos tem piscinas privativas . E a comida ? Maravilhosa.

Para os preguiçosos de plantão , para assistir ao por do sol, não é preciso nem sair da sua piscina privativa !!!

Inclusive , quem se hospeda no Essenza Dune , pode desfrutar da piscinas, e da praia do Hotel Essenza ( do mesmo grupo ) . Quem se hospeda no Essenza Dune pode transitar pelo Essenza e utilizar a piscina e a praia . Os 2 hotéis são bem próximos ao centro e pode-se ir caminhando .











Clima

O ano inteiro é quente .

Fevereiro - não chove ;

Março a junho - chove muito , é baixa temporada , a hospedagem é mais em conta ;

Julho a novembro - ventos fortes , lagoas cheias , ideal para velejar - Kitesurf e windsurf

Final de junho a agosto - época que o sol se coloca no furo da Pedra Furada .



Roupas e acessórios

Roupas Leves e trajes de banho . Não esqueça seus chinelos , pois é o calçado que será usado em todas as hrs . Protetor solar , óculos de sol , boné de amarrar no pescoço (aqui venta o tempo todo ) , câmera fotográfica .




Comer

Existem bons restaurantes espalhados por todo centrinho .

Recomendo : Leonardo da Vinci ( italiano) - macarrão feito na tinta da lula . As pizzas também são deliciosas ; Dº Amélia - camarão no abacaxi ;

Shopping da Tapioca - torta de banana da Tia Angelina.









Moeda - Real

Leve notas menores , pois não existe caixa eletrônico e nem agência bancária , e não são todos locais que aceitam cartão .











Compras

Artesanatos , roupas de crochê , surf shops , souvenirs em geral .

Existem diversas escolas de Windsurf e Kitesurf , que fazem o aluguel do equipamento.










*** Há única contra - indicação , é para turistas com problemas de locomoção, ou que estejam sobre cuidados médicos , pois não há hospitais na região , somente um posto médico que funciona em períodos alternados .














#Brasil #Jeri #Jericoacoara #Ceará