• Patricia Viciana

Iximché - primeira Capital da Guatemala

Atualizado: 21 de Fev de 2019




Iximché é um sítio arqueológico mesoamericano pré-colombiano , construído a mais de 1000 anos . Foi uma das fortalezas mais importantes do período pós-clássico nas terras altas da Guatemala .

Em 1960 , essas ruínas foram declaradas Monumento Nacional da Guatemala . E hoje , este lugar é considerado um sítio arqueológico cerimonial para os povos indígenas da região. Mais de 160 estruturas foram mapeadas em Iximché como templos - pirâmides , palácios , campos de futebol e 2 lutas mesoamericanas . As estruturas eram feitas com blocos de pedra revestidos com gesso e cal , com pinturas policromáticas .

Alguns murais pintados evidenciam sacrifício humano , decaptação .

A pedra obsidiana negra era usada para fazer facas, raspadores e pontas .

Foram encontrados no local , uma faca de sílex usada em sacrifícios humanos , instrumentos musicais feitos de ossos humanos .




História :

O nome Iximché deriva das palavras " ixim " (milho) e " ché " (lugar) . Iximché era a principal cidade dos maias kaqchikel fundada junto ao monte Ratzamut por Kikab - o Grande , em 1470 , depois do abandono de Chaviar (Chichicastenango) .

A cidade era governada por 4 senhores, Tzotzil, Xahil, Tucuché e Acajal que estavam encarregados de todos os assuntos administrativos e religiosos, incluindo a guerra . A organização social era baseada em linhagens , com evidências de rivalidade entre diferentes linhagens , incluindo rituais de canibalismo e sacrifício humano . A nova capital só foi estabelecida 50 anos antes da chegada dos espanhóis . Essa antiga capital da fortaleza do povo Cakchiquel de língua maia das Terras Altas da Guatemala fica em Chimaltenango . O nome do país = Guatemala , deriva de Tecpan Cuauhtemallan - nome mexicano pré-conquista para o local de Iximché .

O sítio foi preservado pelos espanhóis devido a sua aliança com os kaqchikel contra os k'iché . Os espanhóis fundaram a primeira capital da Guatemala a pouco mais de um quilómetro para oeste de Iximché, actual Tecpán, Chimaltenango, usando o nome que os tlaxcaltecas que com eles vinham deram à cidade (Cuautimalan ou lugar das árvores) para batizá - la como Santiago de Goatemalan . Os espanhóis abandonaram Tecpán em 1527, e mudaram a capital para o vale de Almolonga a este , na actual Ciudad Vieja , próximo de Antí÷gua Guatemala.

Na época da conquista , Iximché tornou-se capital - a 1º cidade de Santiago . Mas , devido a guerra Iximché foi logo abandonada e a nova capital de Santiago - la muy nobre y muy leal Ciudad de Santiago dos Caballeros de Guatemala ( a mais nobre e leal cidade de Santiago dos Cavalheiros da Guatemala ) - foi fundada no Vale de Almolonga em 1527 , por Jorge Alvarado , perto do que hoje é conhecido como Ciudad Vieja ( Cidade Velha ) . Um terremoto e a erupção do vulcão de Água , em 1541 , levou a capital para Antígua Guatemala . Em 1773 , outro terremoto causou a mudança final para a atual e moderna Cidade da Guatemala (a quarta localidade da capital) .



Iximché , está parcialmente escavado e restaurado . Devido aos ataques sofridos pelos próprios Conquistadores , conduzidos por Pedro de Alvarado como capitão-mor de Hernán Cortés , em nome de Carlos V , Iximché foi perdendo a importância .

Tem-se o registro de um incêndio de grandes proporções em 1 de janeiro de 1514 . E outro em 1526 .



Localização : Município Tecpán , Chimaltenango .

- 2 horas da Cidade de Guatemala .

A cidade foi construída a uma altitude de 2.260 metros (7.410 pés) .



Dias e horários de funcionamento :

Todos os dias , das 8:00 - 16:00 O passeio pelas ruínas dura em torno de 2 horas.

O centro do sítio é constituído por quatro praças grandes e duas pequenas , cada uma contendo pelo menos dois templos . Junto dos palácios da elite , existem 2 campos de jogo de bola ( provavelmente um tipo de futebol ) , o maior tem 40 m de comprimento e marcadores zoomórficos .

Usava- se uma bola extremamente pesada , e os jogadores só podiam rebater com os glúteos .

O " jogo " era realizado somente em datas especiais , sendo o vencedor sacrificado , como um sinal de oferenda aos Deuses . Ou seja , o vencedor entregava sua vida e era sacrificado, e o perdedor era condenado à completa escravidão , como se pagasse , por esta derrota e desonra durante sua vida .



#Culturamaia #AméricaCentral #Guatemala #SítioArqueológico #História