• Patricia Viciana

Galápagos - Teoria de Darwin na prática !!! Fascinante !

Atualizado: Set 24



O Parque Nacional de Galápagos resume-se em harmonia entre natureza exuberante , animais selvagens , belíssimas paisagens em meio ao Oceano Pacífico com a essência e a simplicidade que fundamentaram a Teoria da Evolução Darwin , somente os mais fortes e resistentes se adaptam e sobrevivem .


Planejar uma viagem a Galápagos , necessita de alguns cuidados .

Vamos começar ???


Como chegar ?

Como não existe um vôo direto do Brasil para o Galápagos , opte por chegar via Quito ( 3hrs de vôo ) , ou por Guayaquil.

O peso máximo permitido por sua bagagem é de 20 kg .

Pede-se para chegar no aeroporto com pelo menos 3 hrs de antes do vôo para Galápagos , pois antes do check - in é realizada uma inspeção rigorosa e coloca-se um lacre na sua bagagem , e somente depois disto , você estará autorizado a realizar o check - in.

Essa revista minunciosa , é para evitar a proliferação de pragas biológicas e o desequilíbrio no ecossistema das ilhas .


Ao desembarcar no aeroporto de Baltra ( Galápagos ) , você pega um ônibus da própria companhia aérea ( você precisa carregar e acomodar sua bagagem ) , que te levará até o pier ( uns 10 minutos ) , local de onde partem as balsas para a Ilha de Santa Cruz .

Ao chegar na balsa , você tem que transferir sua bagagem do ônibus para o teto da balsa . A travessia demora em torno de uns 15 minutos. E de Santa Cruz até o centro da cidade são mais 40 minutos, e esse trajeto você pode optar por fazer de transporte público , ou com táxi até Puerto Ayora .






Dicas - Use malas leves e pequenas , de fácil manuseio.

Tenha sempre por perto um remédio contra enjôo , e um saco plástico.

*** No dia de ir embora , seguir a mesma recomendação , chegar com 3 hrs de antecedência ao aeroporto....Lembrando que o ônibus público que vai até o pier tem horários só até às 8:30 hrs . Depois desse hr , só tomando táxi.


Quando ir ?

Melhor Época - Galápagos pode ser visitada o ano inteiro. A alta temporada não tem nada a ver com o ciclo de reprodução de espécies , e sim com as férias da maioria dos visitantes da ilha, que são os europeus e americanos.

De Dezembro a Maio a temperatura é mais alta , e chove com mais frequência , tornando as atividades aquáticas mais confortáveis .E as árvores ficam mais verdes.

Entre março e abril , as cores das plantas dão o tom na ilha.

Na época mais seca , de junho - novembro , a corrente de Humboldt traz águas frias , fartura de peixes e nutrientes , promovendo um show das aves marinhas . ** Visitei Galápagos no mês de fevereiro . Os dias eram muito quentes. Choveu pouco , nem dava para refrescar . Nem usei capa de chuva .


Quantos dias ???

Atividades tem de monte .... Depende do que você gosta de fazer , se você já tem um pacote ou vai procurar agentes locais....

Desconsidere o dia de ida e o dia de volta , por conta da demora ou atraso dos transportes.

Para se conhecer a ilha pode-se fazer um cruzeiro, que economiza-se tempo indo de uma ilha a outra , porque normalmente a travessia é feita durante a noite , enquanto os passageiros dormem .

Ou , pode-se ficar apenas em uma ilha , e fazer tours diários nas outras ilhas , ou viajar entre ilhas , ficando em terra mesmo .

E também , existe a possibilidade de ficar em um barco de mergulho , só descer do barco para mergulhar, não é permitido explorar a área terrestre . Se quiser explorar , após acabar o seu mergulho , você terá que passar mais alguns dias na ilha.


Hospedagem

Existe uma diversidade de hotéis na ilha . Me hospedei no Solymar , bem centralizado , próximo de bons restaurantes , lojinhas de souvenirs ,supermercado e porto.

**** O Check - out do hotel é às 10:30 hrs , dependendo do hr do seu vôo , vale a pena solicitar um check - out late.


Língua - Inglês / Espanhol


Saúde - Certificado Internacional de Vacina - Febre Amarela



Indicações

Galápagos é uma viagem para turistas que gostam de caminhar em contato com a natureza .

Os passeios de barco são em mar aberto , e normalmente o mar está bem agitado, podendo causar desconforto aos mais sensíveis. O desembarque nas ilhas pode ser perigoso , tenha bastante cuidado ao sair do bote e pisar na rocha , que sempre estará molhada , cheia de limo, ou algas , e dependendo como estiver a maré , as ondas ainda podem atrapalhar .

Portanto se o visitante tiver algum problema de locomoção , ou estiver grávida , ou com criança pequena não indico o passeio.

🐥 North Seymour- Ilha " berçário " de aves marinhas . Diversos ninhos de Fragatas , Piqueros de Patas Azuis ( Atobás ) ;




🐧 Bartolomé - Ilha mais visitada por turistas , mais conhecida por ser o ponto mais alto da ilha. Mas a escadaria para se chegar ao pico é considerável ....Pode-se nadar com pinguins , se der sorte de encontrá-los.



Santiago de Galápagos - piscinas naturais conhecidas por "grottos " , ou grietas , repletas de lobos marinhos, tartarugas marinhas, moréias .


San Cristóbal - centro de reprodução das tartarugas gigantes Charles Darwin .

🐢 Santa Cruz - no rancho El Chato pode-se observar as tartarugas gigantes mais de pertinho .


🦎 Tortuga Bay -- iguanas marinhas na trilha e até nadando nessa belíssima praia .


Ilhas de Wolf e de Darwin - são pontos de mergulho com cilindro , por onde circulam tubarão baleia.


O que não pode faltar na mala ?

Roupas leves , confortáveis ;

Capa de Chuva ;

Calçados para trecking ;

Óculos de sol e boné ( de preferência com cordinha no pescoço) ;

Protetor solar ;

Remédios ;

Garrafinha térmica para água ;

Câmera fotográfica ;

Kit de mergulho ;









Alimentação :

Existe uma variedade de restaurantes de todos os tipos e cardápios.

No menú sempre há muito peixes , e frutos do mar. Come-se muito frango também.

Gostei muito de uma pizzaria e de um restaurante que servia um prato bem servido , no The Rock.





**** Por Galápagos ser um Parque Nacional , não é permitido tocar ou alimentar os animais , retirar pedra , concha ou qualquer outro objeto da ilha.

Compras :

Como Galápagos é um local frequentado basicamente o ano inteiro só por turistas, os preços são mais elevados do que na Capital.

Mas existe uma rua principal de comércio , com várias lojinhas de souvenirs .

Dentro da Estação Charles Darwin existe uma lojinha que vende camisetas , que tem os lucros voltados para pesquisas científicas . E essas camisetas vc só encontra nessa loja ! Vale a pena conferir !!!





Assista esse Vídeo do mergulho dos pelicanos !!!




#Américas #Equador #Galápagos #MeiodoMundo #Darwin#Parque Nacional