• Patricia Viciana

Fernando de Noronha - O Paraíso

Atualizado: Set 22




Localização : Brasil

Para chegar em Noronha só é possível pelo mar , ou pelo ar , partindo de Recife (545 km ) ou de Natal ( 360 km ).






Bem vindos ao Paraíso , especialmente preparado para surfistas e mergulhadores .

Santuário ecológico, parque marinho foi transformado em Parque Nacional e tombado como Patrimônio Natural da Humanidade , pela Unesco .

Ao pisar no aeroporto de Noronha , é obrigatório fazer o pagamento da Taxa de Preservação Ambiental , que varia de acordo com a quantidade de dias que você permanecerá na ilha .

Essa taxa pode ser paga via internet , agilizando sua entrada na ilha http://www.noronha.pe.gov.br/



E para ter acesso ao Parque Marinho , desde 2012 tem que se pagar outra taxa . Esse tíquete pode ser comprado em vários pontos da ilha ou também pela internet , e é válido por 10 dias corridos . Essas taxas ajudam a controlar o número de visitantes para pernoitar , que são 240 pessoas por dia.




Como a ilha é abastecida pelo continente , o custo dos alimentos , bebidas , combustível em geral é alto . Bem como o custo de hospedagem , é bastante elevado perante a estrutura que é oferecida .

Mesmo com tudo isso , Noronha é lindo , e tem algumas das praias mais bonitas do mundo . Essas praias são ideais para quem faz mergulho , ou snorkeling , pois a água é cristalina , quente ( 26º C na média) , e tem até 50 m de visibilidade .

O arquipélago de Fernando de Noronha é composto por 21 ilhas , ilhotas ou rochedos , ao todo 26 km , sendo que só a ilha maior é habitável , ocupando apenas 17 km . Tem a menor Br (rodovia) do Brasil , com 6km de extensão . Mas não dá para conhecer a ilha a pé . Pode-se alugar um bugue , moto ou bicicleta elétrica , utilizar ônibus , ou bugue-táxi .


Passeios :

Quanto a passeios , existe uma boa diversidade de praias , trilhas e passeios de barco :

- Ilha Tour - passeio que dura o dia todo , conhecendo praia por praia da Ilha , deixando para assistir o pôr- do - sol na praia do Boldró;


- Passeio histórico - A ilha foi utilizada como presídio e como base militar .Pode-se visitar ruínas de um forte . Visita a Vila dos Remédios;

- Mirante da Baía dos Golfinhos - Passeio realizado ao amanhecer , onde juntamente com um técnico do Ibama , se faz a contagem dos golfinhos rotadores que entram na ilha;

- Praia do Atalaia - caminhada de pelo menos 4 horas , onde se visita uma piscina natural ,

berçário de várias espécies marinhas , onde só podemos flutuar e observar com máscara e snorkel . A visitação é controlada , tendo um limite de até 100 pessoas / dia , sendo que só pode ficar na água por 25 minutos. Não é permitido o uso de protetor solar para esse "mergulho".

O acesso a praia também pode ser feito por bugue .

- Museu do Tubarão - além de ver um acervo incrível sobre estas criaturas , no pátio do museu tem canhões e tanques de guerra antigos. E tem um restaurante que serve os pratos mais famoso da ilha : Bolinho de Tubalhau ( bolinho de tubarão ), Tubabúrguer ª(hambúrguer de tubarão )e além de outras opções como hambúrguer de lagosta , coxinha de lagosta ....

- Plana - Sub - mergulho com reboque , ou seja , um barco te puxa , e com máscara , snorkel e uma prancha de acrílico , você pode mergulhar até 12 metros de profundidade . O melhor do passeio , que além de passar pela área de naufrágio , você " mergulha" por uma boa parte da ilha.


- Projeto Tamar - visa preservar as tartarugas marinhas . Pode-se visitar tanques com algumas espécies de tartarugas , acompanhar a abertura dos ninhos e monitorar a desova .

- Passeio de barco para ver a Baía dos Golfinhos - passa-se de barco há 2 km de distância da Baía dos Golfinhos , mas mesmo assim alguns exemplares da espécie rotador podem aparecem ao redor do barco.




Praias :

Vamos falar um pouquinho sobre as praias ????

Durante o dia , os visitantes vão as praias .....

Algumas das 10 praias mais bonitas do mundo , se encontram aqui.

〰️ Baía do Sancho - a mais bonita de todas , tem acesso difícil . Do alto de um morro , você desce uma escada de metal ( de degraus roliços , sem corrimãos ) entre uma fenda nas pedras , e mais uma longa escada de pedras desiguais , também sem corrimãos , para se alcançar as areias branquinhas e fofinhas. O cenário é maravilhoso . Tem-se a vista do morro 2 irmãos . E o caminho de volta.... é subir tudo de novo ! Bastante exaustivo , ainda mais depois de ter nadado ou mergulhado. Mas não desista ! O sacrifício compensa .

As embarcações podem fazer uma parada de até 40 minutos nesta praia , onde os turistas podem nadar em alto mar .

Esse passeio não pode ser indicado para crianças com menos de 8 anos ,idosos , ou pessoas com problemas motores .


Morro 2 Irmãos - Baía do Sancho vista do alto


Para acessar a praia só pelas escadas ou pelo mar .



***Fenda na pedra por onde se chega a escadaria


〰️ Baía dos Porcos - muito linda também . O acesso também é complicadinho , pois a única forma de se chegar a essa praia , é caminhando , vindo pela praia da Cacimba do Padre , e seguindo por um caminho entre pedras escorregadias com corais . Formam piscinas naturais onde a água fica cristalina , em tons de verde-água.Pode-se fazer mergulho com máscara, snorkel e pés de pato . Aqui o guia te convida para conhecer uma casa de "tubarão ".

Crianças , pessoas idosas , ou com algum problema motor também devem evitar essa praia.


Trilha para a Baía dos Porcos



Baía dos Porcos - foto de autor desconhecido

〰️ Baía de Santo Antônio ( Porto ) - local para a prática de mergulho , com ou sem cilindro. Nesta área um barco grego naufragou por volta de 1930 , e este local ficou propício para abrigar algumas espécies como tartarugas e moréias .Se tiver com sorte , um golfinho pode aparecer.

Os passeios de barco saem desse local. Tem um restaurante e lojinhas que alugam material de mergulho.



〰️ Praia da Conceição - de acesso fácil , mar calmo .Tem um bar bem estruturado. Na época das ondas é boa para o surf. Pode-se ver um pescador alimentar pássaros , servindo peixes no bico deles. Os pássaros fazem acrobacias e vôos rasantes.


〰️ Praia do Boldró - de fácil acesso , com estrutura de bar na areia .Indicada para o surf , e ideal para ver o pôr - do - sol , porque a sua direita fica o Morro do pico, e a sua esquerda Morro Dois Irmãos , os principais cartões postais de Noronha.

Existem muitas outras praias , mas creio que essas são as melhores.




A noite , o lugar mais concorrido , é a sede do Projeto Tamar , onde especialistas fazem palestras gratuitas sobre preservação e proteção do meio ambiente marinho .

E para os mais animados , o Bar do Cachorro , onde tem um autêntico forró .



Compras :

Para as compras , tem vários locais que vendem artesanato , e souvenirs , como por exemplo no Museu do Tubarão, no Projeto Tamar .

Em diversos locais pode-se alugar equipamento de mergulho, surf , ou stand up paddle.


**** Guarde o recibo do pagamento da Taxa de Permanência , pois será solicitado na entrada e na saída da ilha. Se você tiver ficado mais tempo do que o declarado , irá pagar multa .

**** Tudo na ilha tem um custo alto . Para diminuir o número de garrafas pet , a Econoronha vende squeeze de 700 ml ( cantil ) por R$ 3,00 , que você pode abastecer gratuitamente na Praia do Boldró , na Baía do Sancho ou na Praia do Sueste . Uma garrafa de água 500ml custa R$5,00 .

****Sempre leve uma mochila pequena , com algum lanche ou fruta . Não existem restaurantes em todas praias .


Quando ir ?

Clima - Sempre calor !!!

Existem somente 2 estações : a seca e a chuvosa.

Dezembro a Fevereiro - ideal para o surf ;

Agosto a novembro - ideal para mergulho , pois o mar fica calmo .

** De março a junho as diárias ficam mais em conta , por ser o período de chuvas.


Alimentação

Variada , a base de peixes e frutos do mar , mas tem também lanches, sushis . Destacam-se alguns restaurantes :

- Zé Maria ( as 4 -feiras e aos sábados ) - buffet com mais de 50 opções de pratos doces e salgados. Paga-se um valor fixo e come-se a vontade. As bebidas não estão inclusas . Necessário fazer reserva.

- Beijupirá - meu favorito ! Especialista em pratos diferenciados , que combinam frutas com alimentos salgados , como por exemplo : camarão com molho branco servido dentro do abacaxi ; camarão no mel de engenho com arroz de maracujá . Fica na Praia da Conceição.


Hospedagem

Pela ilha existem vários tipos de hospedagem, do mais simples ao mais confortável. O ideal são 3 dias inteiros .

Se sua hospedagem for na Vila dos Remédios , Praia do Sueste ou na Floresta Nova , poderá ir a pé para a praia . Na Vila do trinta e na Floresta Velha , tem mercadinho próximo .

Fiquei hospedada no Dolphin Hotel , simples mas com uma vista maravilhosa para o Morro do Pico .

http://www.dolphinhotel.tur.br




Roupas e acessórios -

Leves e confortáveis , trajes de banho , calçados próprios para andar em pedras escorregadias , repelente , protetor solar com fator alto de proteção , óculos de sol, boné, máscara , snorkel , pé de pato , equipamento de mergulho , máquina fotográfica .

** Leve seus medicamentos , `as vezes pode não encontrar na ilha.


Moeda - Real .

Leve um pouco de $$ em espécie , porque nem todos os locais aceitam cartões de crédito . E lembre-se os preços são salgados .

Na ilha existe um único banco - Santander , com caixa eletrônico 24 Horas , 3 caixas do Bradesco ( no Aeroporto, na sede do Projeto Tamar , e na padaria Noronha) , e 2 caixas da Caixa Econômica Federal ( na lotérica e no supermercado Noronhão ) , e um caixa do Banco do Brasil ( no correios na Vila dos Remédios ) .


Praia do Leão - área protegida de desova de tartarugas




#Brasil #FernandodeNoronha #Noronha