• Patricia Viciana

Egito - A melhor viagem da minha vida !!!

Atualizado: 21 de Fev de 2019


Faraós , Pirâmides , múmias , Rio Nilo .... a viagem da minha vida !!!

Desde criança sempre sonhei em conhecer o Egito . Fã de "Indiana Jones " , apaixonada por história , devorava todas matérias e documentários sobre arqueologia , sempre pensando em encontrar um arqueólogo famoso .

Dizem que ," Tudo que se pede , o Universo te dá " ; E creio que até os Deuses conspiraram a meu favor !

Em 2006 , meu sonho virou realidade !!!

Após 12 hrs de vôo - Brasil - Milão , já estava cansada , aguardando minha conexão para o Egito, vejo uns cabelinhos brancos esvoaçantes que me chamaram a atenção , e quando observei melhor....tive dúvida se era ou não quem eu pensava , pois estava sem o seu típico chapéu , mas .... Sim era ele !!! Dr. Zahi Hawass , egiptólogo, arqueólogo , que participou das mais recentes descobertas .

Não me contive , e fui falar com ele , que me recebeu com muita simpatia e atenção , e ficou surpreso de saber que eu era sua fã . Estávamos no mesmo vôo para o Cairo. Começava aí a melhor viagem da minha vida .


Dicas de viagem :


Visto : Necessário a todos turistas . Para esclarecer suas dúvidas consulte a embaixada , ou o consulado no


Vacina : Febre Amarela (é válida por 10 anos ) . Leve o seu CIVP (Certificado Internacional de Vacina e Profilaxia ).







Guia : Imprescindível .









Moeda : Libra EGP . Leve dólares e troque nas casas de câmbio locais ;


Clima : Outubro é o mês mais favorável para visitar o Egito. Evite ir em julho e agosto , pois o calor é muito forte . O inverno pode ser bastante frio no Cairo ;





Trajes : Leves e confortáveis . Bermudas até os joelhos , camiseta regatas pode-se usar. Evite fendas e decotes . Para visitar mesquitas é necessário se cobrir .Use um xale , ou compre uma "Djelabah "(roupa típica de algodão longa e com mangas compridas ) que depois poderá ser utilizada na festa temática no seu Cruzeiro pelo Rio Nilo ;



Sapatos : Use botas específicas para caminhada ou escalada , sempre com meias térmicas para não sofrer com o calor. O terreno é irregular , ora areia , pedras , rampas , degraus de madeira ;


Gastronomia : Na costa , predominam peixes , camarões , Bolti (carpa) , Caboria (caranguejo), Denüs (dourado), Estakoza (lagosta), e Bouri (merlin ). E em todo o País , destacam - se pratos a base de gergilim (Tahine ) , Homus ( pasta de grão de bico ) , Babaghonouj (pasta de berinjela e gergilim ), Sis Kebab (espeto de carne de vaca ou cordeiro ), e pão sírio.


Segurança : As leis são bastantes rígidas no País. Sempre a polícia pergunta ao guia para onde vamos . E quando se faz o Cruzeiro pelo Nilo, todos os barcos fazem os passeios no mesmo horário, em comboio. Mas os turistas sempre são muito bem tratados.


Lembranças : Papiros , estátuas de Deuses , cartucho ( Pingente com nome grafado em hieroglifos , semelhante ao dos Faraós ) .








































































































---------------------------------------------------------------------------------------------

Cairo - No meio da região metropolitana do Cairo encontram -se as pirâmides , cercadas por hotéis , e restaurantes. Inclusive recomendo se hospedar no hotel Sofitel Le Sphinx , pois ao abrir a janela do quarto vc irá se deparar com essas relíquias ! O tamanho dos blocos de pedra , a distância de Assuã ( local onde ficavam as pedreiras ) até o Cairo são 950 km , mesmo por meios fluviais , ou pela força de escravos ou animais , como faziam para deslocar essas pedras , se não existiam máquinas ou motores ??? E o encaixe das pedras , o "cimento"????? Realmente impressiona !!! E a Esfinge de Gizé ??? Tinha que me beliscar para ter certeza que estava vivenciando tudo isso , e não sonhando . Não deixe de visitar o mercado de Khan el Khalili , local indicado para comprar temperos e souvenirs. Se sobrar um tempinho , jante num restaurante flutuante (barco) no Rio Nilo.





As Pirâmides foram construídas para serem túmulos reais , bastante resistentes , pois os egípicios acreditavam em vida após a morte , mumificavam os cadáveres para que ficassem intactos , e os enterravam com todos os seus pertences ( comida , bebida , roupas, jóias , móveis , etc ) para que continuassem usufruir no pós - morte . Isso justifica o estreitamento de algumas câmaras e corredores no interior das pirâmides , para dificultar o acesso de saqueadores . Na planície de Gizé ( ou Giza ) , se encontram as pirâmides mais conhecidas . Quéops , a Grande Pirâmide , tinha 146 metros de altura (hoje possui 9 metros a menos , porque perdeu o topo) , 230 metros de base , estima-se que tenham sido usados 2 milhões de blocos de pedras , cada um pesando por volta de 2,5 toneladas . Quéfren , tem 143 metros de altura , 210 metros de base . Miquerinos , era filho de Quéfren e neto de Quéops . Tinha 66 metros de altura , e 108 metros de base . Por motivos de preservação , faz-se visitação em uma pirâmide , não sendo autorizado filmar ou fotografar no seu interior .






**** - Realize a visita no período da manhã , pois o calor não estará tão intenso e não terão tantos visitantes.

Se vc tiver algum tipo de problema físico de locomoção , ou tiver claustrofobia não entre nas

pirâmides .

Caso contrário , siga em frente ! A sensação é indescritível .... mas tenho que confessar que chega a sufocar pelo calor e pelo vai e vem de visitantes , além de ter que caminhar agachado , por corredores e degraus estreitos . O sacrifício e o esforço compensam com a chegada a câmara principal , onde ficava o sarcófago . Emocionante poder sentir toda essa energia !!!

Não existem inscrições ou desenhos dentro das pirâmides.

Esfinge de Gizé - é um único bloco de pedra (monolito), que tem corpo de leão e cabeça humana , que representa a imagem do faraó Quéfren. Tem 20 metros de altura e 57metros de comprimento . Foi construída no meio das pirâmides para intimidar os que se atrevessem roubar os pertences das tumbas funerárias.



Museu do Cairo - Imperdível !!!! Um dos melhores museus , em termos de acervo do mundo !!!!

Se você ama tudo que se refere a história do antigo Egito , o museu é um paraíso . Milhares de peças, artefatos , tesouros , e muita vontade de ver tudo, mas o tempo é curto , e recomendo que priorize itens que mais goste para visitar. Na entrada do museu , existem espelhos de água com dois símbolos do Egito, o Papiro e a Flor de Lótus. O Papiro representa o baixo Egito , região Norte . A Flor de Lótus , representa o Alto Egito, região Sul. Ambos podem ser observados na decoração de templos e tumbas . A sala das Múmias Reais é fascinante , paga -se a parte , mas não deve ser deixada de visitar . Poder chegar diante do todo poderoso Faraó Ramsés II , é uma experiência inacreditável. Claro que não tem só a múmia dele , tem também do Seti I ,do Tutmés II ( que era irmão e marido da poderosa Hatshepsut ), entre outras. A sala do tesouro do Faraó Tutankhamon , é de tirar o fôlego. A tumba de Tutankhamon está no Vale dos Reis , em Luxor , e é aberta a visitação , inclusive a múmia está lá .Sua tumba foi encontrada em 1922 , por Howard Carter , quase que intacta , ou seja, todo o tesouro , mobílias , estão expostas no Museu do Cairo . Poder ver a máscara mortuária toda em ouro , os sarcófagos é um sonho . Não contive minha emoção , e chorei de alegria de poder estar vendo tudo aquilo !!! Pode-se ver também um carro de guerra , poltrona em ouro ,etc.....

Outra sala que recomendo a visita , é a Sala Amarna ,onde encontram - se objetos de Akhenaton ( pai de Tutankhamon ) e sua esposa Nefertiti.

*** Procure visitar o museu pela manhã , pois o museu não tem ar condicionado , e vive cheio de turistas .

É proibido tirar fotos dentro do museu , não deixe de comprar livros com imagens do museu .

Para maiores informações sobre o Museu , acesse o link :

http://www.sca-egypt.org/eng/mus_egyptian_museum.ht







-----------------------------------------------------------------------

#África #Egito #Cairo #Faraós #Múmias