• Patricia Viciana

Dubrovinik - Terra do Game of Thrones

Atualizado: 21 de Fev de 2019




Dubrovinik , também conhecida por " Pérola do Adriático " , foi construída em cima de um rochedo e tornou-se o ponto turístico mais visitado de toda a Croácia , pois seu centro histórico é Patrimônio da Humanidade pela Unesco , além de ter feito parte dos cenários da famosa série da HBO : Game of Thrones , e do remake do filme Star Wars.




Encontra-se ao sul da região da Dalmácia , quase fronteira com Montenegro . É banhada pelo Mar Adriático , e fica isolada do resto da Croácia , pois uma pequena faixa territorial dá acesso da Bósnia ao mar , separa a região do resto do país (veja no mapa) .


A cidade medieval tem muralhas bem preservadas , que são declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO , chamada de Old Dubrovnik , de onde se pode visitar a escadaria da "Caminhada da Vergonha " da Rainha Cersei , além das batalhas marítimas da baía de " Black Water " ( Água Negra ) .



Ao cruzar o Pile Gate - um dos principais portões das muralhas de Dubrovnik , tem-se a impressão de viajar no tempo e entrar no clímax da série . As ruas estreitas , casas e palácios de pedra em estilo veneziano , parecem ter parado no tempo ....os fãs da série ao fazerem check - in nas redes sociais , colocam como local - “ The King’s Landing ”( Terra do Game of Thrones ) , ao invés de Dubrovinik ( cidade real) .





Na série, Dubrovnik é a capital dos Sete Reinos , foi fundada no século 7 , mas , a cidade tornou- se uma das primeiras repúblicas do mundo no século 14 , e era chamada de República de Ragusa , uma cidade-estado independente e livre , com leis inovadoras para a época , por exemplo , a escravidão foi abolida em 1418 . Era rival marítima de Veneza . Em 1808 , foi dominada por Napoleão Bonaparte , e a República caiu . Em 1991 , Dubrovnik sofreu uma das guerras mais sangrentas - Guerra Civil da Iugoslávia , bombardeios intensos que causaram estragos de grandes proporções . É triste pensar que tudo isso aconteceu tão recentemente , mas para nossa sorte , não existem vestígios aparentes que lembrem da Guerra ...

Partindo do porto de Old Dubrovnik (saídas de hora em hora) , pode-se chegar em 10 minutos a Ilha de Lokrum , onde foram gravadas cenas da cidade fictícia de " Qarth " , no lendário " Mar de Jade " , visitada por Daenerys Targaryen .














** Dicas :

🇭🇷 Compre Dubrovnik Card - Válido por 1, 3 ou 7 dias . Permite acesso a 8 atrações , e transporte público ilimitado . Para maiores informações acesse :




🇭🇷 Velha Dubrovnik é uma cidade medieval com arquitetura renascentista e barroca com muralhas bem preservadas , declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Nesse cenário formado por suas vielas e casas de pedra que aficam dezenas de lojas , restaurantes, bares, além de museus e igrejas.




🇭🇷 Dubrovnik City Walls - Visite as muralhas e veja de cima delas o Mar Adriático , casas de pedra , ruas , torres e fortes ...




🇭🇷 Para se localizar , utilize a Torre do Relógio .


🇭🇷 Para comer , siga na Stradun ou Placa Ulica é a principal rua da cidade e olhando para a Torre do Relógio , entre nas ruelas à sua esquerda e suba as escadas . Você irá encontrar muitos restaurantes .



🇭🇷 Igreja de São Sávio - Que fica entre os muros da cidade e o mosteiro franciscano . Está bem em frente à Grande Fonte de Onofrio , logo que você entra na cidade murada pelo portão principal ;




🇭🇷 Mosteiro e Museu Franciscano - Na Placa Ulica , perto do portão Pile Gate , fica o Mosteiro e Museu Franciscano (Muzej Franjevačkog Samostana) , belíssima construção do século 14 , que fica ao lado de uma das mais antigas farmácias em funcionamento da Europa ( por volta do ano de 1300 ) ;











🇭🇷 Igreja de São Blásio - Fica na Praça da Galeria . Nesta praça , também está a Torre do Relógio , a Galeria do Sino (4 sinos , de 1463 , que eram tocados para que os cidadãos se reunissem no caso de algum perigo);








🇭🇷 Catedral de Dubrovnik de Assunção da Virgem Maria - do século 18 , construída sobre uma antiga catedral (que foi destruída por um forte terremoto em 1667) com belos altares e relíquias de ouro e prata , incluindo de São Brás .







🇭🇷 Lovrijenac - É um dos palcos do Festival de Verão . É um forte construído sobre uma rocha de 37m ( fica do lado de fora das muralhas, mas bem próximo do Pile Gate ) . Acredita-se que foi construído antes do século 14 .


🇭🇷 Bondinho de Dubrovnik - Te leva a 405 m do Monte Srđ , oferecendo uma das vistas mais espetaculares da cidade , e dependendo da época pode-se avistar plantações de lavanda . Tem um restaurante Panorâmico , lá no alto . E também uma exposicão sobre a guerra Civil da Iugoslávia que destruiu o bondinho . Para mais informações e preços , consulte o site do Dubrovnik Cable Car












🇭🇷 Walk Tours do Game of Trones e do Star Wars - Em frente ao portão principal de Dubrovnik , pode-se contratar esses tours a pé guiados pelos locais de filmagem da série do Game of Thrones e do filme Star Wars . Se você curte , vale a pena fazer . É emocionante poder circular nesses locais ....







🇭🇷 Excursão de barco de 1 dia , pelas 3 principais ilhas do Arquipélago Elaphite : Sipan, Lopud e Kolocep.




Como chegar em Dubrovnik ?

Embora separada da Croácia em si (isso mesmo, a região fica isolada do resto do país por um “braço” da Bósnia e Herzegovina que chega ao mar), Dubrovnik tem uma excelente

infra estrutura aérea portuária , conectando-se a muitos países europeus.



Hospedagem É necessário tomar uma decisão antes de escolher seu hotel.... ficar dentro ou fora da cidade murada ???

Se puder ficar DENTRO, é bem melhor , pois é onde tudo acontece , porém não se chega de carro . Então , prepare-se para carregar malas , subindo e descendo degraus . E os preços também são bem elevados .

Se ficar fora das muralhas , fique perto o suficiente para ir a pé para a cidade murada .

- Villa Allure - Fora das muralhas , mas é próximo para ir a pé . Uma casa charmosíssima (com piscina ) e uma vista linda .

- Hilton Imperial - Fora da Muralha, é o mais próximo da entrada do Portão Principal ( Pile Gate ) . Hotel grande e luxuoso.

- The Pucic Palace - DENTRO da cidade murada . Luxuoso .

- Valamar Resort - Um resort all inclusive , na beira da praia . Mas além da água ser fria , o fundo é todo de pedriscos , usar sapatos com solados de borracha para entrar no mar é indispensável .












Para comer

Opções não faltam ... frutos do mar , massas , comidas típicas ... e guarde espaço para os sorvetes e para as lojas de doces !!!

Caminhe pelas ruas e becos paralelos e perpendiculares à Stradum ou Placa Ulica ( rua principal ) , olhe para a Torre do Relógio , se seguir nas ruelas à sua esquerda (subindo as escadas) ou também a direita, encontrará diversos restaurantes .

Se tiver tempo , vá comer no restaurante Prora , que fica dentro do Hotel Excelsior . Reserve um horário no por do sol e tenha uma vista privilegiada das muralhas . Para reservar , ligue : +385 (0)20 353000.

Mala Buza - Bar do lado de fora das muralhas , encaixado nas rochas . Desse local pode-se pular no mar e nadar ao lado das muralhas medievais . Experiência única . Leve trajes de banho !!






Quanto tempo ficar em Dubrovnik ??? 2 dias inteiros são ideais .

Mas se tiver mais tempo , aproveite !!!












#Croácia #Dubrovnik #GameofThrones #StarWars #PatrimônioMundialdaUnesco #Europa