• Patricia Viciana

Dubai - Cidade Cosmopolita , Sofisticada , Luxuosa , Superlativa , e Multirracial

Atualizado: 21 de Fev de 2019


Adoro Dubai !!!

Costumo brincar que Dubai é o EUA das Arábias , porque tem parques de diversão , fast foods , shoppings !!!😉

Dubai surgiu no meio do deserto , construído por um sheik , com muita sofisticação e alta tecnologia querendo ser "Grande Mundialmente " em todos os quesitos ( maior aquário indoor , prédio mais alto, maior shopping center , maior escultura de flores ).

Tradições e costumes milenares são respeitados e preservados , mesmo com uma população que tem 70% de imigrantes .

Apaixonados por arquitetura irão se encantar com as " obras de arte " que são os prédios e as ilhas (formato de palmeira e de mundo ) .


Após a descoberta do petróleo , o País que era um entreposto comercial nas margens do Golfo Pérsico , se transformou em um dos destinos com as melhores e maiores atrações do mundo , que cabe no orçamento de todos os que desejam conhecer esse lugar incrível .



Grande parte da população é islâmica (muçulmana ) .

Vale lembrar que é necessário respeitar algumas regras para não cometer Haraam ( pecados , ofensas ) :

- Evite roupas curtas , decotadas , ou sensuais com transparências ;

As mulheres muçulmanas usam o " Hijab " - traje longo que permite "privacidade ". No Brasil chamamos os hijabs de burca , mas é errado, pois existem vários tipos : burca (cobertura total ) , abaya ( roupa longa , que deixa de fora o rosto , mãos e pés ) e xador ( lenço , que cobre o pescoço e o cabelo ) .

As burcas são trajes ( normalmente pretos ) que cobrem todo o corpo , inclusive o rosto e os olhos .

Nos Emirados Árabes o uso de burca não é obrigatório , e a maioria das mulheres usam a abaya .

- Para visitar mesquitas , é necessário usar roupas de mangas longas e compridas , e as mulheres precisam cobrir os cabelos ( use lenço ).

- Não se deve beijar na boca em público . Evite agarrações . Andar de mãos dadas é aceitável para turistas ;

- É proibido fotografar uma mulher de burca na rua sem sua prévia autorização , eles podem fazer você apagar a foto .

- Bebida alcoólica só pode ser comercializada em restaurantes de hotéis . Restaurantes ( na rua ou no shopping ) , e super mercados não vendem álcool. É comum encontrar vinhos e cervejas sem álcool ;

- Os toques para oração acontecem 5x /dia . Existem as Prayer Rooms (salas de reza) femininos e masculinos , para que pratiquem sua religião , e em cada toque demoram de 10 min para retornarem as suas atividades .

- Sextas - feiras são dias sagrados para os muçulmanos , alguns estabelecimentos comerciais tem horários de funcionamento reduzido . É comum nesses dias , encontrar os brunchs (refeição que combina o café da manhã com o almoço) .

O final de semana em Dubai é sexta-feira e sábado .

Domingo é dia útil, dia normal de trabalho e escola .



Ramadã - Período de mudanças nos hábitos rotineiros e sociais , Dubai troca o dia , pela noite , ou seja , a vida começa depois do pôr do sol .

Para nós turistas é melhor , pois tudo continua funcionando normalmente até de madrugada , e as diárias dos hotéis ficam mais em conta !!!

Para os muçulmanos , esse é o período para ter uma maior aproximação com Deus ( Alá ) , educando o corpo e a mente para vencer as vontades mundanas . É muito importante por ser um dos " Pilares do Islã ", e varia anualmente de acordo com o calendário lunar .

Durante 1 mês , todos muçulmanos saudáveis , que já atingiram a puberdade , tem de praticar jejum ( de comida e água ) , e só podem fazer 2 refeições ao dia em horários distintos : Iftar - É a 1 º refeição (final do dia ) . Para quebrar o jejum oferece-se tâmaras e água antes dos outros pratos .

Suhur - É a refeição da madrugada , para ajudar a passar o dia inteiro sem alimentação .

Os restaurantes dos shoppings , hotéis , parques funcionam normalmente. A única diferença , é que a entrada da praça de alimentação fica protegida por um tapume , que impede que os praticantes vejam os outros se alimentando .



Clima : Quente o ano todo .

Melhor época é de Novembro a Março (inverno - alta estação ) . O clima fica mais ameno ( 25 a 30ºC) , favorecendo passeios e refeições ao ar livre , praia e passeios pelo deserto. O custo da hospedagem aumenta nessa época .

Em Maio , as temperaturas já começam a subir ..... no verão, especialmente nos meses de Junho a Setembro ( verão - baixa temporada ) as temperaturas chegam aos 40°C e a incidência de chuva é praticamente zero . Nesse período, o fluxo de turistas é bem menor e algumas atrações ficam fechadas fechadas, como o Miracle Gardens e a Global Village . A vantagem de viajar no verão , é a baixa no preço dos hotéis ( grandes descontos e um hotel luxuoso pode ser bem mais acessível ).

Mas não se preocupe , Dubai e Abu Dhabi não tem muito comércio ou turismo nas ruas , ao ar livre . E todos os locais possuem ar condicionado potente , as vezes é até necessário colocar um casaquinho .

Já estive em fevereiro ( inverno ) e em julho ( verão ) . A principal diferença foi nos parques temáticos... por exemplo, no Parque da Ferrari ( Abu Dhabi ) , na fila do brinquedo tudo tranquilo , ao embarcar no carrinho da montanha russa , tudo favorável , quando a montanha russa sai para o ambiente externo , parecia que estávamos entrando em uma fogueira ....mesmo sendo a montanha russa mais veloz , sentíamos aquele bafo quente !!!



Opções de passeios e atividades não faltam em Dubai !

Dubai , não para de investir em infra estrutura e em atrações . Para os próximos anos , terão a maior roda gigante do mundo , um novo e mais alto edifício do mundo , uma ilha inteira de entretenimento noturno , museus e parques espetaculares .

Por enquanto vamos aproveitar as diversas opções .

- Hotel Burj Al Arab - icônico !!! Considerado o único hotel 7 ⭐️ do mundo ,tem formato de vela , e pode ser avistado de longe . Mesmo não estando hospedado nesse hotel , pode-se fazer um tour por ele . Vale a pena conhecer ! Lindíssimo.

Vale a pena reservar os restaurantes do hotel , para se sentir nas 1001 noites !!!

email : baarestaurants@jumeirah.com ou contato via telefone: 0097143017600.


- Souk Madinat - ambiente inspirado nos antigos mercados árabes , com várias lojas e restaurantes à beira de um canal artificial . Pode-se passear de gôndolas , jantar com mais romantismo . Fica ao lado do complexo do hotel Burj Al Arab ;


- WildWadi Waterpark - Parque aquático fantástico e gigantesco . Ao lado do hotel Jumeirah Beach . Para hóspedes do complexo Burj Al Arab e Jumeirah Beach , a entrada é gratuita e ilimitada durante a estadia .


- Skydive - salto de paraquedas sobre a ilha artificial de Palm Jumeirah ;

- Vôo de helicóptero - para sobrevoar a Palm Jumeirah ( ilha em forma de palmeira e ter a vista panorâmica da cidade ;


- Balão de ar quente - Passeio de balão ao amanhecer ;


- Burj Al Kalifa - Maior prédio do mundo, com 160 andares . Do topo ( mirante ) , pode-se apreciar uma vista em 360 º do oceano ( Golfo Pérsico ) , do deserto e da cidade . Tem duas opções de ingressos : até o andar 124 por +/- U$54 dólares , ou até o andar 148 por U$ 136 dólares por pessoa , que inclui sucos e delícias árabes . O número de visitantes por hora , é restrito , então não tem aglomerações . O elevador já é uma atração, nem parece que estamos subindo, é silencioso e muito, muito rápido. Chega ao TOPO em 1min e 15 segundos . O edifício conta com apartamentos residenciais, andares de escritórios, e o luxuoso hotel Armani (38º andar ) , e ainda é cercado por um belo parque com lagos e fontes . Tente comprar com alguns dias de antecedência para escolher o horário mais concorrido, que é entre 17:00 e 17:30 hrs , para ver o pôr do sol . A entrada é pelo shopping Dubai Mall . Para comprar ingressos , pode ser no Dubai Mall , no Armani ou pelo site:

http://www.burjkhalifa.ae/en/


- Shopping Dubai Mall - imenso !!! Maior shopping do mundo , com mais de 1200 lojas de todo mundo . E ainda conta com :

  • Dubai Aquarium - considerado o maior aquário indoor do mundo. Nele vivem mais de 33.000 animais marinhos , 400 tubarões , raias gigantes e ainda três casais de pinguins Gentoo ;tem um mini zoológico com algumas espécies . Tem opções para mergulhar nos aquários, passear a bordo de um barco com o fundo transparente para observar as espécies, alimentar animais e até interagir com algumas espécies ;

  • Ice Rink : A maior pista de patinação no gelo de tamanho olímpico ;

  • Sega Republic : Parque temático coberto ( indoor ) com muitos games ;

  • Kidzania : Réplica de uma mini-cidade para as crianças brincarem de gente grande , de forma educativa e interativa . Podem se transformar em médicos, engenheiros ,comissários, entre outros.

  • Tem um mercado no piso inferior .

  • Show das Fontes do Dubai Mall - Maior fonte de águas dançantes , com luzes e cores do mundo , fica do lado externo entre o Shopping e o Burj Kalifa . Imperdível ! O espetáculo acontece todos os dias das 18h às 23h e cada apresentação dura dez minutos , com intervalo de 30 min para a próxima . Se conseguir pegue um barquinho e assista de camarote o espetáculo . Ou assista de um dos diversos restaurantes ao redor do lago, onde acontece o show. Sugestão : restautante WAFI Gourmet ( deixa as especiarias , os produtos e os pratos a amostra ) ;

  • Ópera de Dubai - fica anexa ao shopping .

- Box Park - Área de lazer da cidade que oferece várias opções de bares, restaurantes , cafés descolados e lojinhas , principalmente depois do anoitecer. As instalações dos comércios funcionam dentro de estruturas de containers . Bem pertinho do Box Park está o City Walk. Os dois fazem uma boa dobradinha de passeio .

Não há metrô nos arredores do Box Park . Para ficar mais em conta, vale ir até a estação do metrô Burj Khalifa/Dubai Mall, na linha vermelha, e de lá pegar um táxi. O Box Park oferece também um serviço de shuttle gratuito .

- Shopping Mall of Emirates - Tem mais de 360 lojas , e uma das grandes atrações da cidade: o Ski Dubai. Considerada uma das maiores pistas de esqui indoor do mundo .


- Hotel Atlantis the Palm - famoso pelo gigante aquário ( Lost Chambers Aquarium ) que tem até um tubarão baleia , pode-se também interagir e alimentar golfinhos . E tem também o Aquaventure Waterpark ( parque aquático ) para aliviar o calor . O Golfo Pérsico , fica de frente do hotel e é uma delícia passear na orla no final da tarde.

- Dubai Creek - canal que corta a cidade , e oferece aos turistas a oportunidade de sentir um pouco de como era Dubai nos tempos em que a cidade servia como entreposto pesqueiro na região , quase uma volta ao passado .

A maneira mais autêntica de percorrer o Dubai Creek é embarcando em um dos pequenos barcos (Abra ) que fazem o trajeto entre as duas regiões históricas de Dubai: Bur Dubai e Deira.

Barcos maiores oferecem jantares a bordo , passeando pelo Creek .

Para chegar nessa área , pode-se descer nas estações próximas ao Gold Souk e ao Spice Souk (em Deira), ou perto do Dubai Museum ( Bur Dubai) .


- Gold Souk - Mercado do Ouro . Ruas no centro antigo de Dubai que comercializam ouro. E não é de se admirar que o maior anel de ouro do mundo esteja por lá ...

Vendem diamantes , ouro , pedras preciosas, prata e jóias turcas . Tem também souk do ouro no shopping Dubai Mall e dentro do resort Jumeirah , mas é bem mais caro.

- Spice Souk - Mercado de Temperos , especiarias e ervas para todos os gostos .

- Outro conjunto de atrações próximas, localizadas à beira da Sheikh Mohammed Bin Zayed Road, pode ser visitado em um mesmo dia: IMG World, Global Village e Miracle Garden.

  • IMG World é o maior parque indoor do mundo e, com brinquedos e montanhas-russas . É dedicado aos heróis da Marvel, ao Cartoon Network e dinossauros .

  • Global Village é um passeio gastronômico com um grande complexo de entretenimento. Tem pavilhões de mais de trinta países , comidas típicas de todo o mundo e oportunidades de compras capazes de falir um viajante. É lugar para curtir com calma e por muitas horas, especialmente se você decidir aproveitar também o parque de diversões do local.

  • Miracle Garden encanta os amantes da natureza , com esculturas de flores vivas em formatos inacreditáveis, entre elas o Airbus A 380 da Emirates, a maior escultura de flores do mundo.

O Miracle Garden e a Global Village têm funcionamento sazonal , só funcionam no inverno ;

- Deserto de Dubai - fica a quase 1 hora do centro de Dubai.

  • rally - emoção a bordo de veículos 4x4 nas dunas de areia , aproveitando para curtir o lindo por do sol ;

  • jantar no deserto - com tendas e tapetes chiquérrimos, luzes e decorações típicas , músicos se apresentam com violino e instrumentos típicos . Dançarinas do ventre passam em cada mesa, , show de cavalos e caravana de camelos em cima das dunas também fazem parte da noite ;

  • Hospedagem no deserto - recomendo o hotel AL MAHA RESORT and SPA . Localizado na área da Dubai Desert Conservation Reserve , pode-se avistar órixs e cervos com facilidade . Os quartos parecem tendas árabes , com muita sofisticação , piscina particular, e produtos da Bvulgari .


- Parques temáticos :

✔︎ - Dubai Parks e Resorts - Complexo de entretenimento , com 3 parques temáticos , com 1 área comum de bares , restaurantes , lojas , 1 resort e um outlet - Dubai Parks e Resorts , conta com :

  • Legoland - ideal para crianças pequenas . Tem várias mesas com lego para deixar fluir a imaginação .


  • Bollywood Park - parque dedicado ao cinema indiano . A decoração indiana , shows de danças típicas já valem o passeio . Os brinquedos contam a história dos heróis, mocinhos e bandidos do cinema indiano, com simuladores. O parque não oferece muitos brinquedos radicais e a grande estrela local são mesmo os espetáculos e atrações que mostram mais sobre a produção Bollywoodiana.

  • Motiongate - é o mais radical com montanhas-russas e brinquedos que dão frio na barriga . O parque é todo inspirado no universo cinematográfico da Dream Works - com Shrek, Kung Fu Panda, Como Treinar o Seu Dragão e Madagascar ; Columbia Pictures , onde estão brinquedos dos Caça-Fantasmas , Está Chovendo Hambúrguer e Hotel Transilvânia ; Smurfs Village, com brinquedos dos smurfs ; Jogos Vorazes, onde estão as atrações mais radicais do parque; e Studio Central, um boulevard que faz homenagem aos clássicos de Hollywood e Nova York.

  • Riverland - área de lazer que liga todos os parques . Com cenário bucólico , foi inspirada nos povoados do interior da França de caráter medieval , e tem um grande canal artificial . Tem bons restaurantes e lojas. A Riverland é a única área do parque com entrada gratuita . Por isso, mesmo que você não pretenda entrar nos parques, vale ir até lá para curtir os restaurantes.

  • Outlet Village - que fica do lado oposto do estacionamento , é a oportunidade de achar boas ofertas .

O Dubai Parks está localizado fora do centro da cidade e o deslocamento não será rápido. A melhor maneira de ir até o parque é de carro ou táxi . Se preferir ir de metrô , siga até a estação Jebel Ali – Linha Vermelha, e daí em diante será necessário pegar um táxi. A distância até o Dubai Parks será bem curta. Outra alternativa é pegar o transfer gratuito oferecido pelo Outlet Village, que está localizado ao lado do Dubai Parks.

Resort Lapita - Para se hospedar dentro do complexo , dedicado a quem deseja curtir ainda mais o Dubai Parks.

✔︎Hub Zero - brinquedos eletrônicos e jogos ;

✔︎Ferrari World ( Abu Dhabi ) - Parque para os apaixonados pela velocidade e pela Ferrari ( escuderia italiana ) . Não é a toa que a montanha-russa mais rápida do mundo (240 km/ h ) , a Fórmula Rossa está aqui . Experimente o looping mais alto do mundo , na Flying Aces . Além das montanhas-russas , os simuladores de Fórmula 1 e de carros da Ferrari no Scuderia Challenge, são incríveis . Pilote uma Ferrari de verdade ao redor da Yas Island (não o Fórmula 1, mas o carro) . Um dos simuladores está incluso no preço do ingresso e deve ser agendado logo após a entrada .

O Karting Academy - pista de kart , inspirada no circuito de Yas Marina(de Abu Dhabi) é outra opção .

O parque oferece ainda brinquedos como simuladores 4D , shows temáticos , exposição de carros , espetáculos de acrobacias com carros , troca de pneus e várias atrações para as crianças que ainda não podem radicalizar nas curvas do autódromo.

As lojas do parque enlouquecem os fãs da escuderia. Preparem-se !!!

Ao lado do Ferrari World fica o Yas Waterworl - parque aquático . Pode-se aproveitar os 2 parques no mesmo dia. Yas Leisure Dr., Yas Island, Abu Dhabi - CEP: PO Box128717 Telefone: +971 2 496 8001 Site: http://www.ferrariworldabudhabi.com Horário: Todos os dias, de 10h a 20h. Os horários são alterados na alta temporada e feriados.

- Praias - A água é limpíssima, e a orla tem uma excelente infraestrutura e, é possível usar roupas de banho. Aproveite para dar um mergulho no Golfo Pérsico !!!

Os hotéis de luxo, tem praias particulares . Mas existem trechos que são acessíveis a todos .

Jumeirah Beach é a predileta dos turistas, especialmente os trechos chamados de Kite Beach, Sunset Beach, Burj Al Arab Beach e The Beach , que ficam próximas aos Hotéis Burj Al Arab e Jumeirah Beach . Não deixe também de aproveitar a orla de cada uma delas, com destaque especial para a The Walk, em The Beach. A rua é repleta de lojas e ótimos restaurantes e bares. Se o desejo for por praia e festa, invista nos Beach Clubs de Dubai , ou seja , diversão para todas as idades .


- Abu Dhabi - capital dos Emirados Árabes Unidos , é vizinha mais calma , ficando apenas a 1hora do centro de Dubai . Não é necessário se hospedar aqui . Além dos parques , aproveite o passeio e visite a Mesquita Sheikh Zayed ( Grande Mesquita de Mármore ) . Belíssima !! Por investir no turismo , tem se tornado um complemento para quem está em Dubai . Logo irá inaugurar uma filial do Museu do Louvre , um dos melhores museus do mundo e que vai abrir portas no Emirados Árabes Unidos.


Visto

Para brasileiros é necessário .

Se Dubai for uma conexão para outro país , e sua visita for durar até 96 horas, o visto de trânsito pode ser solicitado no próprio aeroporto , com a passagem de saída e o comprovante de reserva do seu hotel . Se estiver no Terminal 1 (outras companhias aéreas) , tira- se o visto na Arabian Adventures . Se estiver no Terminal 3 (da Emirates), há um balcão próprio para “Hotel & Visas for Dubai”.

Acima de 96 horas em Dubai , precisa tirar o visto de turismo.

Se você for a Dubai voando pela Emirates, eles fazem o processo do visto , basta solicitar por email . Pelo site da Emirates , entre em " gerenciar minha reserva ", e depois clique em " solicitar visto " . Preencha algumas informações e terá um custo de U$ 60 a 80 ,00 /pessoa . O visto é enviado por e-mail e válido por 60 dias , a partir da data de entrada no País .

O visto pode ser solicitado por agências de turismo, diretamente pelo consulado ou até pelo seu hotel, tudo online. Mas alguns desses procedimentos podem gerar taxas .


Vacinas

Não há exigência de vacinas .


Língua

Árabe , mas todos falam inglês , não só nos hotéis , mas também os taxistas, atendentes do Mc Donalds e vendedores .... A maior parte da população é composta de imigrantes, e o sotaque é um pouco carregado , dificultando o entendimento de algumas coisas. Mas as pessoas são educadas, e dispostas a ajudar .Tudo está escrito em árabe e inglês : rótulos, cardápios, placas de trânsito , restaurantes e marcas famosas.


Moeda

A moeda local é o Dirham (AED) .

Cartões de crédito são bem aceitos.


Como chegar ?

Partindo do Brasil , a única companhia aérea que faz vôos diretos para Dubai é a Emirates . São 14 horas de vôo .

Outras companhias , pousam em Dubai mediante conexões .

O aeroporto de Dubai é um dos mais movimentados do mundo .



Fuso Horário : 7 horas +

Em relação ao Brasil , Dubai está 7 horas ( a mais ) . No horário de verão , a diferença é de 6 horas ( a mais ) . Planeje 1 dia de descanso ao chegar em Dubai , para arrumar seu " relógio biológico " .


Hospedagem

Existem diversas opções de hospedagem , para todos os bolsos e gostos.

Escolha seu hotel pelos serviços e experiências . Não se preocupe com a localização do seu hotel , pois o transporte em Dubai é barato , e as distâncias são curtas.

Os hotéis mais caros e famosos , ficam dentro da Palmeira - Burj Al Arab e o Atlantis The Palm e no Burj Kalifa - Hotel Armani .

Do mesmo grupo ( Jumeirah ) do hotel Buj Al Arab , encostado a ele tem-se o Jumeirah Beach , e o complexo dos hotéis Madinat , que são um pouco mais em conta . O Kempinsk também é muito bom .

Existem hotéis da rede Ibis , localizados bem próximos a estações de metrô .

O Hotel Atlantis The Palm , é uma excelente opção para viajantes com crianças . Além de aquários gigantescos no complexo , tem a interação com golfinhos ( cobrada a parte ) , um Parque Aquático e ainda fica de frente para a praia , mas em contra partida fica mais afastado do centro da cidade , e dos shoppings.

O Burj Al Arab , considerado o melhor hotel do mundo , é um luxo . Seus serviços fazem você se sentir uma "Estrela ". Não faltam mimos e cuidados com seus hóspedes , um bom exemplo são as linhas de higiene e perfumaria da Hermés . Ou seja , para as mulheres são oferecidos shampoos e condicionadores (100 mls cada ) , perfume (frasco de 100 ml ) . Para os homens , os mesmos itens são oferecidos na versão masculina.

O Armani , oferece aos seus hóspedes uma linha completa de banho e perfume criado pelo próprio estilista Giorgio Armani , que não é comercializado fora do hotel.


Transporte

Dubai tem uma frota gigantesca de taxis , o que facilita pegar um pelas ruas, nos pontos turísticos e dentro do seu hotel.

O preço é barato porque , o País possui reservas de petróleo .

Mulheres desacompanhadas , ou viajando com amigas , terão dificuldade , pois só poderão pegar os táxis "Rosa " , que as motoristas são mulheres . Esses táxis são exclusivos para mulheres , ou para Famílias , não transportam homens ( principalmente desacompanhados de mulheres ) .


Alimentação

Além de restaurantes de chefs famosos , pode-se encontrar uma gama de fast food pela cidade , como por exemplo : Mc Donalds , KFC, Pizza Hut , Johnny Rockets , etc...

Há também lojas de conveniência onde é possível comprar comida e bebida (não alcoólica, claro) durante todo o dia .

Dentro do Hotel Burj Al Arab , tem um restaurante que se toma um simulador de submarino (amarelo , é claro ! ) e se desembarca no meio do restaurante , todo cercado por um gigantesco aquário , dando a impressão de estarmos no fundo do mar . No menu uma seleção de caviar.


Compras

Dubai e Abu Dhabi tem Tax Free , ou seja , não há imposto de importação . As melhores marcas e grifes internacionais se encontram nos Shoppings , e no Outlet .

Nos Souks ( feiras ) pode-se negociar e conseguir um bom desconto nas mercadorias . Se você gosta de ouro , não deixe de visitar o Gold Souk ( tanto no shopping Dubai Mall , como também em Dubai Creek ) . O Free Shop de saída de Dubai é enorme e bem diversificado . Reserve algum tempo antes de embarcar para poder aproveitar .



O que levar ?

Na mala não pode faltar :

✔︎Kit de proteção solar , óculos escuros e boné ;

✔︎ Roupas leves , biquini (se for no parque aquático ) e sapatos confortáveis ;

✔︎Câmera fotográfica ;

✔︎A voltagem é 220 W e o padrão de tomada é de três pinos , diferente do que utilizamos no Brasil . Lembre-se de trazer um adaptador universal .


#Ásia #Dubai #Luxo #ParquesdeDiversão #BurjAlArab