• Patricia Viciana

Dashur - Pirâmide Torta, ou Romboidal e Pirâmide Vermelha



Há 40 km ao sul de Gizé , encontram-se as Pirâmides de Dahshur , que ficam há 10 km das pirâmide de Degraus de Saqqara , na antiga capital Mênfis . Acredita-se que as Pirâmides de Saqqara antecederam as de Dahshur . Ambas foram construídas pelo faraó Sneferu , pai de Quéops .

A Pirâmide Torta , ou Romboidal , tem seu topo arqueado , devido a uma alteração significante no ângulo de inclinação de 52º para 43º , para finalizar com mais rapidez a entrega da obra.

Foi a primeira construção desse tipo triangular e sem degraus , mas não foi bem sucedida por essa falha na curvatura .

A Pirâmide Vermelha , foi construída com pedra calcária polida , que após fortes chuvas caiu ficando aparente blocos vermelhos , daí a origem do nome. Possui degraus no seu interior , mas externamente tem paredes lisas .Foi a segunda tentativa de Sneferu . E nessa obra ele teve sucesso , e serviu de modelo para a construção das pirâmides de Gizé , pelo seu filho Quéops . Essa é a terceira maior pirâmide do Egito , perdendo só para Quéops e Quéfren .

Tem um cheiro bem forte de amônia , devido a presença de morcegos .

Está aberta a visitação . Não recomendo a turistas que sofram com claustrofobia , ou tenham algum problema de locomoção . Não é permitido fotografar o seu interior .

**** Dica - Visite essa região de Saqqara e Dahshur . Esses passeios normalmente não estão inclusos no pacote convencional , pergunte ao seu guia . Vale muito a pena , pois não tem muitos turistas . E se tiver sorte , assim como eu , vai poder visitar uma pirâmide sem outros turistas , ou seja , desejo de todo faraó ... ter uma pirâmide só pra você !!!





#África #Egito #PirâmideTorta #PirâmidedeDashur