• Patricia Viciana

Croácia - Belezas naturais e Patrimônios Históricos - Dicas gerais para planejar sua viagem !

Atualizado: 21 de Fev de 2019


A Croácia fez parte da antiga Iugoslávia , passou por um difícil período de guerra (de 1991 a 1995 ) e hoje está em pleno crescimento , graças ao turismo . Se você acha que irá encontrar um país todo em ruínas por conta da guerra , enganou -se !!!


O Mar Adriático com suas praias paradisíacas , a história de um País com uma lista grande de Patrimônios Históricos da Humanidade , culinária atraente , preços convidativos comparados com outros balneários europeus e um povo extremamente simpático e encantador , tornaram a Croácia num dos destinos mais desejados da Europa . Faz fronteiras com a Eslovênia (a noroeste ) , Hungria ( ao norte) , Bósnia-Herzegovina (a leste ) , Sérvia (a nordeste ) e Montenegro (ao sudeste ) .



Bons motivos para conhecer a Croácia não faltam :

→ Local de filmagem da série Game of Thrones e Star Wars ( novo filme ) ;

→ Conjunto Episcopal da Basílica Eufrasiana no Centro Histórico de Porec ;

→ Cidade Histórica de Trogir ;

→ Construções Venezianas Defensivas ;

→ Dubrovnik - cidade medieval com ruas de mármore , cercadas por uma muralha de 25 metros de altura e 2 quilômetros de extensão . Não deixe de visitar Fortaleza de Lovrijenac , Anfiteatro Romano de Pula .

→ Parque Nacional dos Lagos de Plitvice - Cachoeiras aparecem entre os cânions formando lagos de água cristalinas , que rendeu ao parque o título de Patrimônio da Humanidade ;

→ Ruínas do monumental palácio do imperador romano Diocleciano , construído entre os anos 295 e 305 ;

→ Catedral da Assunção da Sagrada Virgem Maria (século 13 ) , em Zagreb ;

→ A badalada ilha de Hvar, com praias paradisíacas , campos de lavanda e baladas ;

→ Catedral de São Tiago de Šibenik ;

→ Planície de Stari Grad ;

→ Cemitérios medievais de Stećci ;

→ Vinho croata – o país tem mais de 300 regiões produtoras da bebida .


Cidades mais conhecidas : Zagreb , Split , Opatija Rijeka , Dubrovnik , Trogir , Zadar , Osijek , Karlovac , das quais falarei em outras publicações ...



História do País

Sofreram muitas influências :

Acredita- se que os croatas descendam de um povo eslavo , que migrou da Ucrânia no século 6 , estabelecendo-se na região .

As preocupações com a expansão turco otomana levaram os croatas a convidar os Habsburgos a assumir o controle do país . Somente no século 18 , grande parte da Croácia livrou- se do controle turco , mas a monarquia austríaca acaba por estender seu controle até a região da Dalmácia no fim das guerras napoleônicas . Em 1868, a Croácia ganha autonomia nacional sob a autoridade húngara . Na 1º guerra Mundial ,após a queda do Império Austro-Húngaro, o País junta-se ao Reino dos Sérvios , Croatas e Eslovenos (em 1929, rebatizado de Reino da Iugoslávia) . Durante a 2º Guerra Mundial , tropas alemãs e italianas invadem e ocupam a Iugoslávia , criando um regime de fachada para governar causando a morte de um grande número de sérvios , judeus , ciganos , e outros em campos de concentração . Sob a liderança do marechal Tito ( Josip Broz Tito ) , os guerrilheiros liberam o país da ocupação do Eixo , e a Iugoslávia muda seu nome para : República Socialista Federal da Iugoslávia , onde a Croácia estava unida a várias outras repúblicas . Com a morte de Tito, e a queda do comunismo , a federação iugoslava se desmanchou . Em 1991 a Croácia se torna independente , acompanhada de 4 anos de guerra e de um governo nacionalista do presidente Franjo Tudjman .

Em 1999 ,Tudjman morre . Em 2000 começam as mudanças significativas para a Croácia , sob a liderança do primeiro-ministro Ivica Racan , a Croácia avançou nos Acordos de Paz de Dayton , na cooperação regional , no regresso dos refugiados , na reconciliação nacional e na democratização .



As Praias Croatas As praias croatas são lindíssimas !!! Água num tom de um azul estonteante , transparente com o fundo de pedras !!! Isso mesmo... não existe areia nas praias .

Leve sapatos próprios para andar nas pedras , ou entrar no mar pode ficar extremamente desconfortável .😬 Para entrar no mar existem escadinhas , encravadas em pedras .



Gastronomia Croata A culinária croata é variada , repleta de influência de povos que por lá passaram .

Tem muitos restaurantes italianos por todo o país . Pizza , frutos do mar são a especialidade do país .

Na costa dálmata muitas opções de pratos típicos gregos , vênetos e italianos com pescados e frutos do mar estão presentes . Peixes , polvo , mariscos ......😋 😋 😋 .

Na Dalmácia dizem : “não compre água (a da torneira é ótima , limpa e sem gosto ) , compre vinho ! ” 😀 🍷

Em Zagreb e nas regiões montanhosas - Lagos Plitivce , surge a culinária húngara , turca e austríaca , ou seja , mais encorpada . É comum um mix de carnes servidos com batata e feijão , que lembra nosso churrasco . E também especialidades regionais como goulash , apfelstrudel , baklava , nhoque , ensopados de carne , chucrute com embutidos e pimentões recheados .

A sobremesa típica é a Rosata (lembra o nosso pudim) . Os sorvetes são deliciosos , muito semelhantes aos italianos . Afinal , parte do litoral da Croácia já foi dominado pela antiga República de Veneza . . O azeite croata é excelente , principalmente o azeite da região da Istria . . Os vinhos croatas também são ótimos. Recomendo o rosé , e o branco Pošip , da região da Dalmácia. . As cervejas mais populares são : Osujisko ( mais leve ) , Pivo e a Karlovako ( mais saborosa ) .

. Burek - é um salgado típico do país , que é uma tortinha de massa folhada recheada de queijo , espinafre ou carne .

. O queijo da ilha de Pag é o mais famoso do país . É fresco , salgado e seco , sendo muito comum como entradas com azeitonas ou ralado ( substitui o parmesão) . O sal é levado pelo sopro do vento na ilha , e se acumula sobre a vegetação , depois quando carneiros e ovelhas se alimentam dessa vegetação , passa o sabor para o leite , resultando num queijo bem salgado. . Rakija - é a cachaça local feita de aguardente e frutas (ou mel) bem forte .

. Kebab - um espeto de carne grelhada é uma boa opção para um lanchinho rápido .



Compras na Croácia O cheiro de lavanda está por todas as cidades . A ilha de Hvar é a maior produtora e os souvenirs típicos da cidade são sachezinhos de lavanda em forma de bonequinhos com trajes típicos de cada região do país .

A ilha de Brac é produtora de uma pedra branca usada na construção do Palácio Dioclesiano em Split e na Casa Branca , em Washington DC . Essa pedra também reveste telhados , casas , calçadas em todo o país e,pode-se encontrar inúmeros souvenirs com ela , como pulseiras , colares , pilões .

Azeites ,vinhos e o mel também são boas opções .


(Sabonete de lavanda )


Dicas de roteiro : 8 dias

Aproveite para conhecer alguns países vizinhos .

Como sugestão a Eslovênia , e a Bósnia Herzegovina .

. Dia 1 - Zagreb ( capital ) - chegada e estadia . se não estiver cansado da viagem , vá conhecer os principais pontos turísticos ;

. Dia 2 - Zagreb , Ljubljana (Eslovênia ) e Opatija - Rijeka ( balneário croata ) - Saída após o café . Visita a Lubljana durante a tarde , e regresso a Croácia , se hospedando em Opatija ( se dispor de mais tempo , vale a pena passar um dia inteiro ) ;

. Dia 3 - Opatija - Zadar - Trogir - Split - Saída após café da manhã , rumo a Zadar . Breve parada em Senj , continuando para o coração da Dalmácia - Zadar . Visita com guia local . Continuação até Trogir , tendo tempo para descobrir a cidade . Seguir até Split , onde irá repousar ;

. Dia 4 - Split - Dubrovnik - Após o café , saída para conhecer a cidade considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco , com guia local . Após o almoço seguir viagem até Dubrovnik ;

. Dia 5 - Dubrovnik ;

. Dia 6 - Dubrovnik -Pocitelj - Medjugorje - Mostar - Após o café , saída para a Bósnia Herzegovina . Parada breve em Pocitelj , que é um lugar turco bem pitoresco . Chegada a Medjugorje - local de peregrinação , foi o último local que apareceu a Virgem Maria . Após o almoço partida para Mostar . Visita guiada pelo centro , e hospedagem ;

. Dia 7 - Mostar - Plitvice - Zagreb - Após o café , partida para Croácia . Visita aos Lagos de Plitvice . Regresso a Zagreb e hospedagem .

. Dia 8 - Zagreb a seu destino final .



Localização : Europa

Capital: Zagreb

Região da Dalmácia : Dubrovnik, Hvar e Split .

Região da Ístria : Localizado na divisa com a Itália , região foi dominada pelo Império Romano e austro húngaro , e hoje é um dos principais destinos culturais e naturais da Croácia . Pula, Rovimj , Zagreb , entre outras fazem parte dessa área.

Fronteiras terrestres: Bósnia-Herzegovina, Eslovénia, Hungria, Montenegro, Sérvia



Fuso horário : GMT +1 ; em relação ao Brasil - 5 hrs a mais .



Código telefônico internacional : +385



Quando ir ??

Abril a setembro : meses de mais turismo .

Maio e junho são os melhores meses para atividades ao ar livre .

Julho e agosto são os meses mais caros para viajar na Croácia - Alta temporada .

Setembro é o melhor mes para conhecer o país .

JULHO E AGOSTO : É a melhor época pra ir pra Croácia . As águas do Adriático estão mais quentes (sim, dá pra nadar), mas ao mesmo tempo os preços são mais altos e as cidades estão bem cheias. Dubrovnik , por exemplo, fica completamente lotada .

MAIO, JUNHO E SETEMBRO: É a média estação .

Em maio os dias são ensolarados , quentes e as noites um pouco frias . O mar ainda está gelado . Por isso , junho e setembro podem ser alternativas melhores pra quem busca praia.

Entre junho e setembro , os destinos de praia costumam sediar festivais de música – como o Outlook, em Pula . No final de junho acontece a floração da lavanda em Hvar .

DE OUTUBRO A ABRIL : Baixa temporada - inclui o rigoroso inverno de dezembro a março . Na parte continental, incluindo a capital Zagreb , a neve é garantida , podendo nevar até nas cidades litorâneas .

Não é uma época boa , porque muitas atrações e restaurantes podem fechar , as cidades ficam bem vazias e não dá pra aproveitar a costa do Adriático .

Em Zagreb , durante o final do ano surgem os mercados de Natal . Nos Lagos Plitvice (cartão postal do país) durante o inverno podem congelar .

Programe-se para não perder nenhuma atração !!!


COMO CHEGAR ?


Não há voos diretos entre o Brasil e a Croácia .

Dubrovnik , Zagreb e Split tem conexões feitas por companhias aéreas européias e croatas . Lufthansa e British são mais rápidas .

A Croatian Airlines (www.croatiaairlines.hr) é a companhia com mais vôos e serviços entre os principais destino dentro da Croácia .


Por terra , a capital Zagreb fica próxima de Budapeste (6 horas de viagem) , Viena (6h40) e Munique (8h30), com reservas feitas através da DB Bahn (www.bahn.com).

As viagens de trem , com a companhia nacional (www.hznet.hr)podem ser uma boa opção . Os trens são modernos , pontuais e seguros , mas os dias e horários são um pouco restritos .


Os ônibus são talvez a melhor forma de circular pelo país . As principais companhias que operam na região são : Croatia Bus (www.croatiabus.hr) , Autotrans Rijeka (www.autotrans.hr) e Autobusni promet Varazdin (www.ap.hr) .


Chegar de carro também é uma excelente opção , principalmente para aqueles que planejam conhecer lugares vizinhos como a Eslovênia , por exemplo . O aluguel de carro dentro e fora da Croácia é muito simples e as estradas são , no geral , bem mantidas e sinalizadas . Na hora de cruzar a fronteira haverá uma checagem de passaporte e aduana e também será necessário pagar a taxa de pedágio , que pode ser feita em euros , kuna ou mesmo em cartão de crédito .

Para dirigir no país é recomendável apresentar a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que deve ser solicitada no departamento de trânsito da sua cidade. Nos pedágios das estradas , nas cabines não tem ninguém , então você aperta um botão e pega um ticket . Ao sair da estrada , o valor é calculado dependendo da distância que foi percorrida , e aí você paga .



Documentos Passaporte com validade mínima de 90 dias a partir da data de saída do país . Não é exigido visto para viagens de até 90 dias .

Apesar de já fazer parte da União Européia (desde 2013) , a Croácia ainda não faz parte do Espaço Schengen (entrada prevista para 2018) , que é o que garante a livre circulação de pessoas dentro do território europeu . Ou seja , para ir de qualquer outro país que faz parte do Schengen , é obrigatório fazer imigração , carimbar passaporte de novo .

Geralmente os seguros básicos para viagens a Europa não cobrem sua temporada na Croácia (se em 2018 a Croácia fizer mesmo parte do Schengen , isso mudará! ).



Moeda : Kuna (HRK)

Leve Euros ou Dólares para trocar lá mesmo .

O cartão de crédito não é aceito em todos os lugares. Tenha um pouco de dinheiro em espécie .



Língua : croata

Origem eslava que emprega o alfabeto latino , que conta com algumas variações do nosso alfabeto ,e é muito parecida com o sérvio , que utiliza o alfabeto cirílico .

Inglês e italiano são muito usados .

A título de curiosidade , o idioma natural da Dalmácia - o dálmata ( hoje extinto) , pertencia ao grupo das línguas latinas . Além de não ter as letras : Q , W , X e Y são adicionadas : č , ć , dž , đ , lj , nj , š e ž .

Dicionário : Vamos aprender um pouquinho de croata ?

. Bom dia = Dobro jutro ( dobroiútro ) . Boa tarde = Dobar dan (dobardãn) . Boa noite = Dobra vecer (dobroviêtier) . Oi ! = Bok ! (bok) . Tchau = Dovidenja (dovidiênia) . Sim = Da . Não = Ne . Obrigado(a) = Hvala (ruála) . Por favor = Molim


Voltagem : 220 v .

** Não esqueça seu adaptador , pois nenhuma tomada no mundo é como as novas do Brasil .


Endereços Úteis :

- Embaixada oficial no Brasil : SHIS, QI 09, conj. 11, casa 03 - Brasília, DF (61) 3248-0610

- Site: http://croatia.hr/en-GB/Homepage


#Europa #Croácia #MarAdriático #Dubrovnik