• Patricia Viciana

Cartagena ou Cartagena de Índias

Atualizado: 21 de Fev de 2019




Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco , ao longo de 13 km de muralhas de pedras, construídas no século 16 , na beira do mar do Caribe , surge Cartagena com seus casarões centenários com sacadas floridas , ruas estreitas, preservando o charme do passado , sem deixar de lado a modernidade dos dias atuais . Foi um dos principais portos no Período Colonial , que sofreu e resistiu a ataques piratas. " Chivas " ( tipo de transporte ) coloridas e animadas com músicas e até bares ambulantes , cortam as ruas da cidade .





A Torre do Reloj ( Relógio ) separa a cidade antiga (dentro das muralhas ) , da nova Getsemani.

Tem praias do oceano Pacífico , com águas claras e areia escura , e outras do mar do Caribe , com águas cristalinas e areias brancas , que ficam mais distante da costa, sendo necessário pegar um barco para chegar a esses locais.



O que não falta , são opções do que fazer em Cartagena .

- Isla do Rosario - passeio de dia inteiro . Pega -se um barco , navega-se em torno de 2:30 hrs, para chegar num lindo mar de azul intenso, chegando a cor verde água . Se você gosta de praias desertas, vale a pena . Nessa pequena ilhota, tem uma estrutura simples de bar e restaurante , no qual pode-se relaxar , curtir o visual , ou até mesmo mergulhar ou praticar padding.


- Oceanário de Las Islas Del Rosario - no meio do mar , é possível ver algumas espécies de peixes , tartarugas e ainda desfrutar show e interagir com golfinhos , e tubarões lixa. Passeio para todas as idades.





- Playa Blanca de Baru - navegando por mais 1 hr , chega-se a essa praia linda , mas com diversos ambulantes que não dão sossego nem durante o almoço.



- Las Bóvedas - Antigo prédio militar , que já foi utilizado como presídio , e atualmente funciona como um centro de comércio de artesanato , local ideal para comprar souvenirs .



- Castillo de San Felipe de Barajas - foi o maior forte construído pela Espanha em uma de suas colônias . Tem mais de 40m de altura.O castelo possui um sistema de túneis conectados a pontos estratégicos que impediam as invasões.








- Convento Santa Cruz de La Popa , ou mirante La Popa - local com a melhor vista panorâmica da cidade , fica a 20 minutos da cidade muralhada. Possui uma igreja dedicada a Virgem de La Candelaria , erguida no século 16.







- Bocagrande - área fora das muralhas, parte mais moderna e luxuosa.


- Plaza dos Coches - local de onde partem lindas carruagens , para fazer passeio por alguns pontos históricos.


- Portal dos Doces - paraíso de doces típicos colombianos .



- Torre do Relógio - entrada principal para a muralha .


- Parque Bolívar - local para caminhar .





Clima - varia conforme a região devido a altitude e a umidade da Floresta .

Em Cartagena faz calor o ano inteiro .

A melhor época é de Dezembro a Março ( alta temporada ) , e Junho a Setembro.Os outros meses , pode chover e os dias ficarem nublados .

*** Se for a Bogotá , leve roupas mais quentes, pois é fresco o ano inteiro.



Visto e Documentos - Aos brasileiros , o visto não é necessário .

Por fazer parte do Mercosul , pode-se viajar apenas com a carteira de identidade , se tiver a data de emissão inferior a 10 anos , ou usar o passaporte .


Não existem vôos diretos para Cartagena . Pode-se optar por fazer conexão em Bogotá , Lima ou Panamá .


Saúde e Vacinas - Pede-se o certificado internacional de vacina contra a febre amarela ( válido por 10 anos ) .

Muitos turistas podem sofrer com o mal de altitude.


Fuso Horário - - 2hrs em relação ao Brasil.


Moeda - Pesos Colombianos .


Língua - Espanhol


Hospedagem - A localização é bem importante em Cartagena . Se puder opte por se hospedar dentro das muralhas , pois é mais próximo ao centro histórico , melhores restaurantes .

A maioria dos hotéis foram usados como conventos , portanto preservam toda a beleza arquitetônica colonial.

Fiquei hospedada no Sofitel Santa Clara , um hotel lindo ,mas que deixou muito a desejar no quesito atendimento.


Existem diversos tipos de restaurantes , para todos os gostos e bolsos.

A culinária principal são pratos a base de peixes e frutos do mar.

No restaurante El Santissimo , pode-se encontrar massas , carnes , e pescados.

Não deixe de provar a " Limonada de Côco " , além de ser refrescante , é deliciosa .



E se você gosta de carne , não deixe de ir ao Patagonia . O dono é argentino e na porta do seu estabelecimento ele monta uma churrasqueira e assa carne , cebola , tomate , bacon para chamar seus clientes com o cheirinho da carne . Muito bom !!!


No Café Del Mar - recomendo assistir o por do sol . A vista é incrível , já que o bar fica por cima das muralhas históricas de Cartagena.



No centro histórico o passeio é indicado para turistas de qualquer idade. A visita ao Castillo de San Felipe de Barajas , já requer algum esforço físico , caso vc tenha alguma deficiência locomotora não indico esse passeio.

A visita a Ilha do Rosario para quem gosta de andar de lancha sem problemas . Mas se você enjoar com facilidade , evite o passeio, pois o trajeto é longo 2 :30 hrs, e como é em mar aberto , a lancha mexe bastante.


As famosas esmeraldas colombianas são maravilhosas . Existem diversas lojas que vendem jóias .

Em Las Bóvedas pode-se comprar souvenirs .

As famosas bolsas colombianas , todas coloridas , feitas por índios , o melhor preço foi em Cartagena .




#Américas #Colômbia #Cartagena #IsladoRosário #Oceanário #CastillodeSanFelipedeBarajas #LasBóvedas #PlayaBlancadeBaru