• Patricia Viciana

Bonito não é bonito, é LINDO !!!




Gruta Lago Azul - Bonito / MS



Mais um destino fascinante !!!

O Brasil é lindo e deve ser visitado por todos .

Admirar rios cristalinos, flutuar , observar peixes, aves e outros animais silvestres, visitar cavernas, fazer trilhas em meio à natureza, curtir um banho revigorante em uma cachoeira ou fazer atividades com emoção, como um bóia Cross, rapel ou tirolesa, até mergulho com cilindro no incrível Abismo Anhumas(uma das maiores cavernas submersas do país), isso é um resumo do que te espera em Bonito.




Rio da Prata - Bonito /MS



A preocupação com o ecoturismo, é levada a sério !! Ainda bem !!!

Assim, conseguimos preservar tudo o que a Mãe Natureza nos concedeu.

Considerado como o melhor destino de ecoturismo no Brasil, por ter estrutura diferenciada de outras partes do país, Bonito é bastante organizado.

O turismo local incentiva a preservação da região e todas as atividades realizadas na cidade são feitas na companhia de um guia turístico, que permite conhecer muito melhor a fauna e flora locais.

Bonito recebeu os Selos "Bonito Seguro" e "Safe Travel", que certificam como destino seguro e responsável no combate ao COVID-19.

Não é a toa que tanta beleza e organização, têm seu preço !! 

Ao planejar a viagem, leve em conta que os principais passeios custam caro (os valores incluem guias, equipamentos para as flutuações e até almoço).

Confira as dicas de Bonito,para não se arrepender de escolher as opções que mais te agradam .



Arara Vermelha


LOCALIZAÇÃO : Bonito /Mato Grosso do Sul (MS) - Brasil

Capital : Campo Grande (cerca de 300 km de Bonito).

Cidades próximas: Jardim (69 km), Bodoquena (74 km).

Bonito é uma cidade turística da região da Serra da Bodoquena.

Por estar há 135 km do Paraguai ,tem algumas influências nos costumes do país vizinho.

O bioma cerrado, com seus maciços de calcários,propiciam as águas uma transparência inigualável, fazendo dos rios, verdadeiros santuários da vida subaquática, com uma riqueza de espécies vegetais e de peixes.

Macaco Prego





HISTÓRIA

Bonito é um destino que realmente faz jus ao seu nome !!!

A cidade de Bonito foi fundada ao redor do município de Miranda. Antigamente a região era povoada pelos índios. As tribos Tapetim, Nelique, Chamacocos e Guaianás conheciam bem a região e se utilizavam da caça e da pesca para sobreviver. No ano de 1869, o Capitão Luiz da Costa Leite Falcão chegou à região e adquiriu a Fazenda Rincão Bonito. As terras da fazenda possuíam beleza natural impressionante, zonas rurais, rios, cascatas e piscinas naturais ao seu redor. A partir daí que Bonito começou a se desenvolver.

A transparência dos rios é exuberante.

As rochas calcárias agem como um filtro, devido a falta de agito nas nascentes, e empurram as partículas de sujeira para o fundo dos rios, onde formam belas cavernas e dutos subaquáticos.

O Rio Sucuri, em Bonito/MS, é considerado um dos rios de águas mais cristalinas de todo o mundo, ganhando em transparência até mesmo das águas das Bahamas. O atrativo foi batizado em 1975, quando um visitante sobrevoou o rio e observou o seu formato, vendo que se parecia muito com uma cobra gigante. Devido à transparência total do rio, o visitante contou que a vegetação do fundo se parecia com as manchas da cobra, batizando-o assim de “Rio Sucuri”.

A flora da região é constituída de cerrado, afloramentos rochosos e solos calcários. Há também presença de matas ciliares em torno dos rios e lagos, que perdem poucas folhas no período de estiagem. Além de protegerem o solo nas margens, as matas agregam beleza à paisagem.

Pássaros, borboletas, capivaras e jacarés compõem a fauna da cidade. Normalmente na primavera nascem os primeiros filhotes, pois é quando há mais alimento. O Udu é o pássaro símbolo da cidade e habita as matas ciliares. Atualmente são reconhecidas mais de 580 espécies de animais, entre aves, peixes e mamíferos.



Arara Canindé





QUANDO IR?

Bonito pode ser visitado o ano inteiro, mas cada estação oferece uma experiência diferente ao visitante. A região tem 2 estações bem definidas: chuvosa (verão) e seca (inverno).

É no inverno que os rios ficam mais cristalinos por causa da falta de chuvas, entre junho e agosto, é a melhor época para as flutuações – aproveite para acompanhar a programação do Festival de Inverno, em julho.

Entre dezembro e janeiro, é a alta estação, as cachoeiras ficam mais volumosas, mas as chuvas podem deixar as águas turvas.

Faz calor durante todo o ano, especialmente no verão, e viajando no inverno você poderá experimentar temperaturas mais geladas, principalmente nos rios.

A temperatura das nascentes de Bonito/MS se mantém, em média, entre os 21° e 24°C, perfeitas para a prática de atividades na água. Além disso, grande parte dos atrativos fornecem roupas de neoprene que garantem que o corpo fique aquecido nos dias mais frios.


Jacaré do Pantanal ou Caiman





COMO CHEGAR ?

Ir até Bonito é mais prático e rápido,e obviamente mais caro. A Azul voa pela rota Campinas-Bonito-Corumbá, com ou sem escala em Corumbá na ida ou na volta, dependendo do dia da semana. Do aeroporto até o centro da cidade, são 15 km e é possível fazer o trajeto de táxi, transfer ou carros alugados.


Mas, também é possível ir até Campo Grande, que tem mais opções de vôo e pode ser mais barato. Da capital sul-mato-grossense, é preciso seguir de transfer ou carro alugado por 300 km de estrada (cerca de 3h30 de viagem) – o melhor caminho é via Sidrolândia, que não passa por estradas de terra.

A viação Cruzeiro do Sul , e a empresa Vanzella (tem 6 horários diários entre Campo Grande e Bonito ) saindo do Aeroporto de Campo Grande.

O trajeto de ônibus dura entre 4 a 6 hs.



Seriema - Ave típica do cerrado







COMO CIRCULAR ?

**Atenção !!!

Transporte é caro !!!

A maioria dos passeios são afastados do centro.

Em Bonito não tem ônibus municipal e nem os aplicativos como Uber.

Para os passeios, você pode optar por translados das agências de turismo, vans privativas e táxis.

O transporte normalmente é realizado em veículos de 4 a 42 lugares e o ponto de embarque/desembarque fica no centro da cidade. O Transfer Regular para atrativos também precisa ser agendado previamente.

No centro urbano de Bonito, pode-se fazer tudo a pé.

Dá para alugar um carro tanto em Bonito (a Unidas e a Localiza entregam o carro no aeroporto; algumas agências de turismo, como a Bonitour, também alugam o veículo) como em Campo Grande.

Verifique se já está incluso no seu passeio o transporte !!!






ATRAÇÕES :

Opções não faltam !!!

São 46 passeios credenciados (e esse número ainda pode crescer), e você deve escolher quais atividades quer realizar para poder agendá-las.

As principais atrações da região, são as flutuações nos rios , e as grutas , que são cavidades naturais rochosas com formação calcária contendo estalactites, estalagmites e espeleotemas.

**** DICA : Marque o maior número de flutuações que conseguir fazer. Um rio é diferente do outro, e o visual é encantador ! Aproveite !!!



FLUTUAÇÕES- Na flutuação a correnteza faz com que o visitante deslize naturalmente pela superfície do rio e tem a oportunidade de observar cardumes de peixes de diversas espécies e plantas subaquáticas. Para a prática da flutuação não é preciso saber nadar.

Com roupa de mergulho, máscara e snorkel, sem encostar os pés no chão ou nadar, você vai curtindo o visual subaquático .

A atividade pode ser realizada na Nascente Azul, Barra do Sucuri, Aquário Natural, Rio da Prata, Lagoa Misteriosa e no Rio Sucuri.

Destacam - se as flutuações do Rio da Prata (por ser a mais extensa), do Rio Sucuri (que tem a água mais cristalina do mundo) e do Aquário Natural (devido aos grandes cardumes).


Nascente Azul, é um balneário de ecoturismo, composto por 4 atrações principais: Flutuação, Balneário Nascente Azul, Nascente Azul Adventure e Mergulho com Cilindro no Lago da Capela.

O visual é exuberante e pode-se visitar o Museu Subaquático que foi inaugurado em outubro de 2021.Fica em um lago de 4 metros de profundidade, oferecendo a integração da arte com a natureza.

Para conhecer o museu, os visitantes não precisam possuir certificado de mergulho, já que a atividade é praticada em um ambiente controlado e acompanhado por instrutores.

Duração: Dia inteiro

Distância: 31 km do centro de Bonito , sendo sendo 24 km de asfalto e 7 km de terra.

Site: www.nascenteazul.com.br



Rio da Prata

➡️ A Lagoa Misteriosa fica na mesma propriedade da flutuação do Rio da Prata, oferece aos visitantes fazer Flutuação e Mergulho com Cilindro. Restaurante, loja de souvenir, sanitários com vestiário e ducha, redário e pomar podem ser utilizados no passeio. Materiais de 1º socorros (na trilha e na sede), coletes salva-vidas, máscara, snorkel, roupas de neoprene e seguro de acidentes pessoais, estão inclusos na atração.

A Lagoa Misteriosa é uma das curiosidades de Bonito, ganhou esse nome porque não se sabe qual é a sua profundidade. O ponto mais fundo até hoje foi registrado por Gilberto Menezes, em 1998, depois de 8 h de mergulho: 220 metros. É considerada a 7º caverna mais profunda do país e uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, com mais de 220 metros de coluna d’água.

Esse passeio não costuma ser realizado em outubro e abril porque esse período não tem boa visibilidade, devido a presença de microalgas na lagoa.

➡️ Mergulho no Recanto Ecológico Rio da Prata com ou sem cilindro :

A mata ciliar te conduz para uma caminhada cheia de aventura, onde se observam animais silvestres e árvores centenárias, como os ipês, aroeiras, perobas. A partir da nascente, você flutuará num imenso aquário de águas cristalinas, e se deslocará tranquilamente em meio a dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas.

O mergulho com cilindro é feito com o acompanhamento de um instrutor de mergulho, responsável por apresentar ao visitante um incrível mundo subaquático de águas cristalinas, repleto de variadas espécies de peixes e vasta vegetação.

Feixes de luz, galhadas, troncos caídos, paredões de pedra e formações rochosas compõem uma paisagem subaquática incrível, que revela um mundo completamente diferente da superfície.

Não é preciso ter certificação de mergulho para realizar a atividade, o mergulho é realizado individualmente ou em duplas com o instrutor. Já quando os visitantes possuem certificação podem mergulhar até 4 pessoas por instrutor.

***DICA : Não deixe de provar o doce de leite, produzido na própria fazenda!!😋

Duração: Meio período

Distância: 45 km do centro de Bonito

Telefone: (67) 3255-2108

Site: http://lagoamisteriosa.eco.br

http://www.riodaprata.com.br/


Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri, considerado o mais cristalino do Brasil é muito bacana não apenas por causa dos peixes que se pode observar no lugar mas também pela flora, que é diversificada. Esse passeio, que é realizado em diferentes trechos do Rio, certamente é um dos mais bonitos da região.


Flutuação no Aquário Natural - feita no Rio Baía Bonita, que tem bastante vegetação aquática. Esse local fica a uma pequena distância do centro da

cidade, é uma opção prática para quem não quer gastar muito tempo no deslocamento.

Os visitantes são atraídos pela transparência de suas águas, repletas de cardumes de peixes de mais de 30 espécies diferentes, que estão sempre ali, quase ao alcance das mãos. A infraestrutura rústica e aconchegante, com restaurante, museu de historia natural, loja de artesanato e piscinas para treinamento, proporciona ao turista uma estada agradável e com toda a segurança. Outra atração imperdível é o passeio pela Trilha dos Animais. Existem pontos de observação pelo caminho e dá para ver emas, jacarés, cervos do Pantanal, lobos-guarás, dentre outros.

Duração: Meio período

Distância: 07 km

Telefone: (67) 3255-1193 / 3255-2296

Site: http://www.aquarionatural.com.br/



👆🏻 Nesse vídeo, demos de cara com um filhote de sucuri , fazendo a flutuação!!!


Considerado o rio mais cristalino !
Rio Sucuri -Bonito/MS




GRUTAS

Entre as grutas, considere imperdível a Gruta do Lago Azul !!

✔️ A Gruta do Lago Azul, é uma caverna com um lago de coloração azul quase surreal, que chega a ter 90 metros de profundidade. O local, assim como outras cavernas, é visitado na presença de um guia e exige uma descida com cerca de 300 degraus !!! Embora os 300 degraus possam parecer difíceis, o trajeto costuma ser feito em ritmo lento e mesmo pessoas da melhor idade costumam visitá-la. O cenário é realmente impressionante.

A área da gruta foi transformada em Monumento Natural, garantindo sua preservação.

*DICA :Durante a pandemia, o uso de máscara N95 na visitação da gruta é obrigatório. Leve uma máscara desse tipo para usar no passeio, senão, vc será obrigado a comprar no local, e obviamente pagar mais caro !

Duração: Meio período

Distância: 20 km do centro de Bonito


✔️ Nas Grutas de São Miguel, pode-se observar estalactites, estalagmites e outras formações geológicas. É totalmente diferente da Gruta do Lago Azul, por ser uma cavidade seca , o diferencial é caminhar ao lado das formações de espeleotemas, como: estalactites, estalagmites, travertinos, esculpidos pela natureza durante milhões de anos, aproveitando ao máximo esse contato íntimo com verdadeiras obras de arte da natureza.

E o passeio começa com emoção , por uma trilha,ou melhor, uma ponte suspensa no meio do cerrado, com vista para as copas das árvores, com paradas em mirantes para observação de pássaros e segue gruta adentro. Na propriedade é possível avistar diversas espécies de pássaros : guaxes, surucuá, sanhaços, arara vermelha, arara Canindé e outros.

Inclusive, podem ser feitas outras atividades na mesma propriedade das grutas, que é o local onde fica o Zagaia Eco Resort.

Duração: 1h20min

Distância: 18 km do centro de Bonito

Telefone: (67) 3255-5524

Site: http://www.grutasdesaomiguel.com

** DICA :Se conseguir agendar as 2 grutas no mesmo dia, ajuda bastante quanto ao deslocamento e na questão de "não perder" tempo.








CACHOEIRAS , RAPEL , TRILHAS e ANIMAIS SILVESTRES

Visitar um parque com trilhas e cachoeiras também é um passeio incrível !!

Bonito tem dezenas de cachoeiras, com as mais variadas formas e tamanhos. Elas costumam ser geladinhas, que ajudam a driblar o calor.

Geralmente, nas propriedades que oferecem os passeios por cachoeiras, a atividade é feita ao longo de uma trilha, com parada para banho em diferentes quedas d’água.

Um dos lindos passeios para ver cachoeiras em Bonito e redondezas é o Boca da Onça Ecotur, feito às margens do Rio Salobra e com um percurso com cerca de 4km que passa por 10 cachoeiras e diferentes pontos para banho. O destaque fica por conta da Cachoeira Boca da Onça e Buraco do Macaco, em que através de uma fenda na pedra, você pode admirar a cachoeira por de trás dela.A Boca da Onça é a cachoeira mais alta do estado, com 156 metros de altura. Nesse local, pode-se fazer rapel também!


As Cachoeiras Serra da Bodoquena, fica a cerca de 70 km de Bonito. O lugar tem uma trilha com cerca de 2500 metros passando por 8 quedas d’água — uma mais bonita que a outra. Também tem um balneário e rende um ótimo dia em meio a natureza.O Parque Nacional da Serra da Bodoquena encontra-se em área de superposição de 2 Reservas da Biosfera declaradas pela UNESCO : a do Pantanal e a da Mata Atlântica.

É a maior área contínua de Mata Atlântica no interior do Brasil!!!

Os 2 principais rios da área com águas transparentes são Salobra e Perdido.




A Estância Mimosa, tem 7 cachoeiras ao longo de sua trilha com 2.800 metros de caminhada , o Rio do Peixe e Parque das Cachoeiras. E após 10 anos de espera, foi concedido o direito de "uso", ou melhor de "banho", em uma lagoa azul dentro de uma caverna.

Opções não faltam !


Das atrações de aventura, o Abismo Anhumas é a mais radical. É uma caverna alagada , que para acessar, primeiramente é preciso passar por uma estreita fenda no chão e descer em rapel vertical por 72 metros de altura, até um lago cristalino, onde pode-se flutuar ou mergulhar com cilindro (para mergulhadores certificados) e observar os enormes cones de calcário,ou passear em um bote. O lago chega até 80m de profundidade.

Para sair , só através de rapel. Ou seja, é como fazer um rapel dentro de uma caverna !!!

A novidade é que agora há um motor que facilita a subida e a descida, tornando mais acessível a caverna submersa.

Na noite anterior à descida é realizado um treinamento de rapel para que você se familiarize com o equipamento e segurança que envolve esta aventura.

Duração: Meio período

Distância: 25 km

Telefone: (67) 3255-3313

Site:www.abismoanhumas.com.br


Observar animais silvestres em Bonito é feito naturalmente nas trilhas .Você poderá se deparar com araras, tucanos, tamanduás ou até com uma sucuri enquanto faz uma flutuação.

Não deixe de visitar o Buraco das Araras, um passeio de contemplação no meio da natureza em uma área com dezenas de araras .


O Buraco das Araras, fica a 55 km de Bonito/MS , bem próximo ao Rio da Prata.

O local é uma dolina, proveniente do desabamento de uma caverna que estima-se que aconteceu há 200 mil anos. O Buraco das Araras é uma das maiores dolinas do mundo e a maior da América do Sul. Ela mede aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência.

O atrativo é hoje um local para contemplação de aves, principalmente as araras vermelhas que são a maioria na região e dão nome ao local.

No meio do cerrado, uma enorme cratera totalmente em arenito com sua beleza e exuberância, abriga diversos pássaros, principalmente as "Araras Vermelhas" adotaram como habitat natural e construíram diversos ninhos ,dando origem ao nome do local.

No interior da dolina, a fauna e a flora são bem particulares, com seu ecossistema próprio e um grande lago habitado por jacarés da espécie papo amarelo.

** DICA : O passeio é uma boa opção, antes ou depois para quem faz o passeio Rio da Prata ou quando estiver chegando ou saindo de Bonito.

Localizado no Município de Jardim (BR 267) cerca de 53km de Bonito ,sentido Porto Murtinho e a 5 km do passeio Recanto Ecológico Rio da Prata.

Duração: Aproximadamente 01 hora

Distância: 53 km

Telefone: (67) 3255-4344

Site: www.buracodasararas.tur.br



Boca da Onça Ecotour











Buraco das Araras




BALNEÁRIOS

Como Mato Grosso do Sul não tem praias, os balneários costumam ser os lugares procuradores pelos moradores locais quando querem tomar um banho e se refrescar em um dia de calor.

Várias propriedades em Bonito possuem esses balneários.

O Balneário Municipal, fica próximo ao centro da cidade,é bem acessível.

Em outros balneários pode- se para passar o dia, como o da Praia da Figueira, o Balneário do Sol (bastante conhecido e de fácil acesso), Eco Park Porto da Ilha e a Nascente Azul.

Nos balneários podem ser feitas atividades como Boia Cross,Stand Up,Caiaque Duck,Raffiting ,Tirolesa, Arvorismo , entre outros.


O Boia Cross é uma atividade em que os visitantes são levados pela fluxo do rio através de bóias individuais, passando por pequenas corredeiras e quedas d’água. A brincadeira pode ser feita por crianças a partir de 7 anos .


O Caiaque Duck é feito em rios da região, descendo quedas d’águas com uma caiaque inflável com capacidade para duas pessoas. A principal diferença para o boia cross é realmente o “veículo” utilizado, que nesse passeio é um caiaque. A atividade é bem divertida e cheia de emoção, especialmente na hora de descer as corredeiras !


Arvorismo é uma atividade feita sob as árvores, vários metros acima do chão, em que presos por cabos de aço, os visitantes devem enfrentar diversos obstáculos.


Tirolesa é uma atividade esportiva de aventura que consiste em um cabo aéreo ancorado entre dois pontos, que permite ao praticante a sensação de sobrevoar o terreno que passa por baixo, sem exigir esforço físico do praticante.


Eco Park Porto da Ilha tem uma grande variedade de passeios e atividades, acolhendo os turistas com infraestrutura e atendimento de qualidade, garantindo um dia cheio de diversão. Os visitantes podem fazer : Passeio de Bote, Passeio de Duck no Rio Formoso, Slackline, Boia Cross e Stand Up Paddle Surf. Depois das atividades de aventura, os visitantes podem relaxar na área de balneário e comer um delicioso almoço no restaurante do Porto da Ilha.

Duração: Livre

Distância: 13 km

Telefone: (67) 3255-3021

Site: www.ecoparkportodailha.com.br



Balneário Nascente Azul


Balneário Nascente Azul

Balneário Nascente Azul

Balneário Nascenete Azul

Balneário Nascenete Azul


Eco Park Porto da Ilha


Eco Park Porto da Ilha - Stand Up Paddle




☔️ Para dias chuvosos, recomendo esses passeios : Aquário de Bonito, Projeto Jibóia e a Trilha Boiadeira .


➡️ Aquário de Bonito - 🐠 tem como principal objetivo apresentar a grande variedade de peixes ,são mais de 269 tipos de peixes .

E ainda, 60 tipos incluindo peixes raros como albinos, espécies exóticas do Pantanal, arraias de água doce que quase ninguém conhece e que ainda poderão ter uma interação com elas pois aqui os turistas brincam com as arraias, peixes enormes como o Jaú que tem mais de 1m20cm e média de 30kg, grandes pintados, cacharas, pacus e dourados, um programa educativo e de grande interesse para o ecoturista.

Horário de funcionamento: 9h às 23h

Localização: 150m da Praça da Liberdade

Telefone: (67) 3255-3085 / 98476-8066




➡️ Projeto Jibóia -🐍 Palestra com duração média de 2 h que ocorre diariamente às 19h no centro da cidade. Informações sobre os hábitos das serpentes, alimentação e o ciclo de vida. E exposição das espécies e ao final da palestra você pode tirar uma foto com uma jibóia em seu pescoço.



➡️ Trilha Boiadeira - pode ser feita ao longo de todo o dia e é ainda mais divertida durante a chuva em Bonito!

O percurso de 8 km (ida e volta) leva cerca de 1 h para ser concluída. Visita-se a antiga estrada boiadeira, usada por comitivas de gado como passagem até as fazendas. No percurso o trajeto é íngreme, com pedras e buracos, no meio da mata. O passeio pode ser realizado durante o dia ou à noite e, em dias de chuva, a diversão é ainda maior devido a lama que formam novos obstáculos no passeio, deixando-o com ainda mais adrenalina.



Trilha Boiadeira



** DICAS : RESERVE COM ANTECEDÊNCIA !!!

As vagas para os passeios e atividades são limitadas!!! Além disso, na cidade, os passeios precisam ser reservados através de uma agência de turismo, de acordo com uma Lei Municipal que determina que o acesso aos atrativos só poderá ocorrer mediante essa intermediação.

Bonito é um dos destinos mais procurados no Brasil e por isso, as vagas nas atividades são bastante disputadas, principalmente na alta temporada (verão) , durante o período de férias escolares e feriados prolongados . Já na baixa temporada , que é no inverno, a cidade fica mais tranquila e os pontos turísticos de Bonito/MS menos disputados.

Um planejamento de viagem feito com antecedência garante as vagas nos melhores passeios e menores preços em acomodações e passagens.



Praça Central a noite


ONDE FICAR?

Bonito tem uma rede hoteleira variada, que inclui pousadas simples, albergues, hotéis mais estruturados e até resort. As acomodações ficam localizadas em diferentes áreas da cidade, algumas mais próximas ao centro, localização ideal para quem está sem carro e quer fazer algumas atividades a pé, e também na região rural, indicada para quem tem um carro alugado a seu dispor.

Se puder, escolha um hotel que tenha piscina. Com o calor que às vezes faz na cidade, uma piscina pode ser excelente para descansar! Além disso, o ritmo dos passeios pode ser cansativo e muita gente aproveita para curtir a piscina do hotel no fim de tarde e à noite.

A maioria das hospedagens está no centro, onde também ficam grande parte das agências de turismo, restaurantes e lojas. Quase todos os hotéis da região são mais básicos, com área social reduzida e quartos simples.

O Zagaia Eco Resort fica em uma imensa área verde com lago, piscinas e tem espaço suficiente para quem gosta de correr. As acomodações são amplas (destaque para o chuveiro) e o lugar ainda conta com agência de passeio.

O Hotel da Praça, localizado na Coronel Pilad Rebuá, a principal rua de Bonito, tem construção espelhada e apartamentos compactos com decoração minimalista. Lá também fica o Hotel Paraíso das Águas, com piscina, churrasqueira e sauna à vapor.

O CLH Suítes Bonito, a uma quadra da rua principal, tem quartos básicos com tons neutros e elementos de madeira.

O Bonito Ecotel, a 2 quadras, tem pegada sustentável (produz a própria energia elétrica e usa aquecedores solares para a água), piscina, redário e jardim.

Próximos à região central, mas um pouco mais distantes dos lugares de maior movimento, a Pousada Surucuá tem piscina, redário e quartos amplos com ar-condicionado e cama king-size e o Wetiga, área de lazer completa, com piscinas externa e térmica, spa, academia e salão de jogos.

Fora do centro, alguns hotéis utilizam o terreno de antigas fazendas e oferecem a oportunidade de aproveitar a natureza para além dos passeios. O Hotel Cabanas possui quartos em cabanas de madeira elevadas e disponibiliza atividades de boia cross e arvorismo.

Com amplas áreas verdes, o Hotel Santa Esmeralda oferece chalés rústicos e charmosos à beira do Rio Formoso.

Outras opções para ficar na cidade são a Pousada Gira Sol, e para quem prioriza economia, vale conferir as acomodações do CLH Suites.

Ficamos na Pousada Arte da Natureza,bem próxima ao centro. O visual da pousada é incrível.Os aptos tem piscina na varanda . E ao entradecer, tem música ao vivo. Uma delícia!!!!


Pousada Arte da Natureza






ONDE COMER ?

Os pratos típicos da região são os peixes de água doce, como: pintado, pacu , traíra, dourado e piraputanga ( peixe símbolo da região). O destino é conhecido também pela carne de jacaré e pelo tererê (mate), bebida típica do Paraguai que ganhou também o Mato Grosso do Sul.

Bonito/MS possui diversos restaurantes que servem especialidades da gastronomia regional e conta ainda com lanchonetes, pizzarias, cafés e outras opções para todos os momentos do dia.

Nos restaurante Casa do João, ou no Juanita , encontram-se diversos pratos regionais.

Que tal uma pizza deliciosa ? A pizzaria Zap Zen é demais !! As pizzas tem borda tipo vulcão. 😋

Comida árabe tem tb, no restaurante Turquesa!!

Na lanchonete Vício da Gula, a carne de jacaré e outros ingredientes regionais como a guavira e o jaracatiá são transformados em sucos, sanduíches e bombons.

No Pastel Bonito,saia do tradicional .Prove o pastel de jacaré ! 🐊

No restaurante Sale & Pepe funde a culinária pantaneira com as chinesas e japonesas, servindo peixes a yakissobas e combinados de sushi.

O agito noturno é garantido no Taboa Bar, que tem cachaça de produtores locais e fabrica infusões com frutas e especiarias. O bar tem música ao vivo.

Diversas propriedades em que se realizam os passeios em Bonito oferecem a opção de almoço para os visitantes e almoçar nessas propriedades/fazendas, pode ser um jeito de otimizar o seu tempo. Geralmente a comida nas fazendas segue um estilo de gastronomia caseira, com fogão à lenha.


Dica :

Não deixe de provar :

- Sorvete assado - é servido em um potinho de barro que vai ao forno para derreter o marshmallow!!!😋

- Guavira....que é uma frutinha típica do cerrado brasileiro, muito rica em vitamina C e com um sabor totalmente diferente de qualquer outra fruta. Entre novembro e dezembro, época da guavira.e

Uma curiosidade sobre Bonito/MS que é deliciosa: por lá, a fruta é tão popular que todos os anos acontece o Festival da Guavira na cidade. O evento conta com apresentações culturais, tenda de artes, feira gastronômica, palestras de culinária e outras atividades realizadas para contar um pouco da história da região e sobre o meio ambiente.



Delícias do Cerrado - Sorvete Assado

Sorvete assado😋

Jacaré crocante


Pizza do Zap Zen -borda vulcão de catupiry😋😋




Como chegar a Bonito ?

Bonito/MS tem aeroporto, localizado a 15 km do centro da cidade. Devido a sua pequena estrutura, os vôos são limitados e caros , pois a única companhia aérea que faz esse percurso é a Azul.

Outra opção é pegar um vôo para Campo Grande, que fica a 300 km de Bonito, e seguir de ônibus interestadual ( rodoviária da cidade ) ou ir de carro próprio(ou alugado) . São opções mais em conta.

A empresa Vanzella oferece 6 horários diários entre Campo Grande e Bonito (e vice versa) saindo do Aeroporto de Campo Grande.








QUANTO TEMPO ??

No mínimo 5 dias de viagem, assim você terá a oportunidade de realizar seus principais passeios. O ideal são 8 dias .





Casal de araras no ninho





INDICAÇÕES e CONTRA INDICAÇÕES

Não é um destino com uma estrutura boa para crianças, e bebês,que teriam como opções de passeios somente os balneários e o Aquário. Para crianças de 5-7 anos, já pode ser uma boa pedida, com atividades a serem feitas na natureza,deixando o videogame e o celular de lado .

São diversas atividades que proporcionam a descoberta de novos interesses, como a prática de esportes de aventura e diferentes formas de brincar, com um olhar cada vez mais voltado para questões de preservação ambiental. Sugestão de atividades para as crianças : Nascente Azul, Serra da Bodoquena, Balneário Porto da Ilha , e Buraco das Araras.

Alguns Balneários estão adaptados para receber turistas com movimentos limitados. Como por exemplo, o Nascente Azul.

Trilhas em cachoeiras , e visitas a grutas não são indicados.






Flutuação Rio da Prata - Peixes Piraputanga





VOLTAGEM: 110 volts, mas alguns hotéis tem tomadas de 200 volts.







Flutuação Rio da Prata


MOEDA :Real


Não existem bancos 24h e a cidade possui poucas agências para saque: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica e Sicredi. Lembre - se de levar dinheiro em espécie e cartão de crédito para despesas no destino.





FUSO HORÁRIO: -1h em relação ao hr de Brasília


A cidade está dentro do Horário Padrão do Amazonas que é de 1h a menos que o horário de Brasília.








DICAS EXTRAS

✔️Aluguel de câmera subaquática - Excelente opção para eternizar suas vivências.

Depois de cada passeio você recebe todas as suas fotos.





O QUE LEVAR ?

Estar bem-preparado é tudo quando se trata de turismo

ecológico !

Alguns itens são essenciais para carregar na mochila durante os passeios: binóculos, câmera fotográfica, água (cantil ou garrafinha térmica) , chapéu ou boné, óculos de sol, protetor solar e repelente.

Na mala, leve roupas leves e confortáveis, capa de chuva, tenis ou bota de trekking para andar nas trilhas.

Nã0 há necessidade de levar óculos, máscara ,snorkel , roupas de neoprene, e sapatilhas. Todos os passeios "aquáticos" oferecem todo equipamento .

- Farmacinha - não esqueça de levar seus remédios de uso contínuo, e sempre levar para qualquer emergência medicamentos que já esteja acostumado a usar, como por exemplo : anti gripais ,anti térmico, anti hermético, anti inflamatório,para alergia, dor de cabeça, dor de barriga, dor de estômago, etc...




Capivara



Dourado (peixe) -flutuação no Rio da Prata


Flutuação


Gruta do Lago Azul