• Patricia Viciana

Aswan e seus Tesouros

Atualizado: 21 de Fev de 2019


Localização :

Há 950 Km do Cairo e a 40 Km do Sudão , localiza-se Aswan , que abriga um dos Templos mais lindos , o famoso templo de Abu Simbel ( que aparece num dos filmes da "Múmia" ) . Mas existem outros lindos passeios que podem ser feitos na região .

  1. Templo do Obelisco inacabado - Aswan era bastante conhecida por ter inúmeras pedreiras, local de onde foram extraídos a grande maioria dos obeliscos de Luxor. Nesse Templo encontrasse um obelisco que não foi finalizado , todo em granito vermelho , com 42 m de altura , pesando em torno de 1168 toneladas.




2. Aswan High Dam on the Nile , ou Barragem de Aswan - Para conter as inundações do Rio Nilo , e transformar áreas desérticas , em áreas para plantio , foi construída a Usina Hidrelétrica de Aswan, que permitiu explorar uma fonte de energia renovável.

A primeira represa fornecia irrigação para regiões áridas , mas não regulava as cheia do Rio Nilo , gerando a construção da segunda represa.O reservatório foi chamado de Lago Nasser .






3.Templo de Kalabsha - Templo conhecido como "Karnak da Núbia ", era o local de adoração ao Deus Mandilus , que os antigos egípicios o identificavam com o Deus Hórus . Foi construído sobre um templo da época de Amenófis II , em arenito . Teve que ser removido do local original da construção , para não sofrer com a subida das águas do Lago Nasser . Nas paredes , tem cenas militares de Ramsés II .






4. Passeio de Felucca pelo Rio Nilo - Passeio em barco a vela pelo Rio Nilo , passando por Ilhas Elefantinas , que são pedras com inscrições , podendo avistar o Hotel Old Cataract , no qual a famosa "rainha do mistério " - Agatha Christie se inspirou para escrever "Morte no Nilo " , chegando-se ao Templo de Philae .

O templo de Philae era dedicado a Deusa Ísis ( fertilidade , feminilidade , pureza e sexualidade ). Cleópatra frequentava esse templo , levando oferendas a Ísis. Foi reutilizado como igreja cristã , com cruzes esculpidas em cima dos hieróglifos , e imagens dos deuses egípicios desfigurados . Esse templo também precisou ser removido do local original de construção , porque com a construção da barragem de Aswan, a maior parte do ano ficava submerso . Com o patrocínio da Unesco , foi desmontado e removido a uma ilha vizinha (300 m ) , a ilha de Agilka.

Aproveitei e fui visitar o povoado Núbio , que a maioria da população tem olhos verdes e pele escura. Inclusive a Nefertari , esposa preferida do faraó Ramsés II , era núbia . Andar de camelo no povoado núbio é uma aventura !!!

Hotel que Agatha Christie se hospedou e teve inspiração para escrever "Morte no Nilo"








Entrada do Templo de Philae


Faraó da era Ptolomeica do lado esquerdo da porta , e do outro lado Deusa Hathor


Cruz de Malta - sinais da Igreja

#África #Egito #Aswan #Obeliscoinacabado #BarragemdeAswan #TemplodeKalabsha #Felucca #IlhasElefantinas #Philae #Nilo