• Patricia Viciana

Antígua - A charmosa Cidade Colonial

Atualizado: 21 de Fev de 2019




Antígua Guatemala , ou simplesmente Antígua , ou La Antígua é uma cidade colonial histórica , construída por conquistadores espanhóis , é Patrimônio da Unesco . Foi fundada em 1543 , chegou a ser a capital do país .

Famosa por seus edifícios coloniais sobre as ruas de pedra , que confere um charme todo especial , nos conduzindo a uma viagem no tempo !

A cidade já sobreviveu a 14 terremotos . Após um deles , o Rei da Espanha ordenou que a cidade fosse evacuada e ficou completamente vazia por 50 anos . O último terremoto no local aconteceu em 1976 . Hoje , o que vemos na cidade é tudo reconstruído , somente o chão de pedra é original .


Localização : 1 hora da Cidade de Guatemala .

Rodeada por 3 vulcões : Água, Acatenango e Fuego ( um dos mais ativos da América Central) .


O que fazer em Antígua ???

✔︎ Passear tranquilamente pelas ruelas de pedra , curtindo o charme das casas coloridas , tomar um café , visitar museus , visitar os vulcões , e comprar lindos artesanatos .


⬆️ O Arco de Santa Catalina , na verdade é uma ponte que comunica as duas partes de um convento. Por dentro do arco , existe um corredor que permitia que as monjas passassem de um lado ao outro sem serem vistas . O Convento de Santa Catalina Virgem e Mártir era de reclusão , mas o número de membros cresceu tanto que precisaram ocupar a parte da frente do convento , e construíram essa passarela .

✔︎ Plaza Mayor - É a principal praça da cidade . No meio há uma fonte com mulheres que jorram água dos seios , lembrança da época em as mulheres de Antígua não queriam amamentar seus filhos , e o Rei da Espanha ordenou que as indígenas locais o fizessem .


Na praça está a Catedral de Antígua Guatemala , que foi COMPLETAMENTE destruída por um dos terremotos . Ela foi parcialmente reconstruída , mas é possível visitar as ruínas da antiga Catedral .


Catedral de Antígua - reconstruída ⬆️


Ruínas da Catedral


Ruínas da Catedral


Ruínas da Catedral



⬇️Palácio del Ayuntamiento fica em uma das laterais da praça .


⬇️ Não deixe de visitar a igreja barroca de La Merced ( fachada bem trabalhada e interior simples)







✔︎ Museu do Jade - Pedra mais utilizada pelos Mayas . Existem na Mesoamérica ( Guatemala , México , Honduras e El Salvador ) , há pelo menos 3 mil anos . Existem mais de 25 tonalidades , passando por tons de verde , branco até arroxeado . Nesse local pode-se comprar um "amuleto" ( de acordo com sua data de nascimento verifica-se o seu grau de energia e o animal que rege sua vida ) .


Tabela de cores de jade ⬆️


⬆️ Máscaras de jade - a 1º a esquerda foi encontrada em Tikal e simboliza o Deus do Chocolate , a 2º ( que já saiu na revista National Geographic ) é a mais antiga , é uma máscara olmeca datada de 300 a.C


⬆️Artesão esculpindo jade


⬆️ Representação de uma tumba maya - o corpo era enterrado com conchas ( que representam a eternidade ) e pedras e colares de jade .


⬆️Calendário Maya


⬆️ Colar e "alargadores " de orelhas em jade



⬆️ Meu amuleto em jade - Ajmaq

✔︎ Convento Santo Domingo (Hotel Museu Casa Santo Domingo) - Esse antigo convento foi convertido em um luxuoso hotel . Seus museus estão abertos para visitação pública . Aos hóspedes a entrada é gratuita . São 6 museus : Colonial , Arqueológico , Arte Pré-Colombiana & Vidro Moderno , Exibições Contemporâneas , Prata e Museu da Farmácia . Riquíssimo acervo , que vale a pena ser visitado .












✔︎ Day - tour para Vulcão Pacaya - um dos mais famosos de Antígua . O vulcão Pacaya está ativo e se você tiver sorte , poderá vê-lo em erupção , expelindo lava e até ouvir as explosões . Dá até mesmo para assar marshmallows no “chão” durante o passeio .


O tour é longo e cansativo , pois é só subida e a altitude também incomoda !! Outra opção , é subir a cavalo , mas não recomendo , pois o piso é irregular com trechos de pedras , terra , degraus , e o animal pode escorregar , e provocar um problema maior ao turista . Não indico o tour a idosos , crianças , ou pessoas com dificuldades para se locomover .

Quanto a roupa , vá extremamente confortável , com botas de trekking , se tiver leve stick ( "bengala") , e uma blusa (pode ventar ou fazer frio lá em cima ) .

***Leve bastante água !!!










Hotel :

- Casa Santo Domingo - Ótima localização . Para ir a parte histórica da cidade , pode-se ir a pé . Como já foi dito acima , dentro do hotel existem 6 museus .

Tem araras soltas pelo hotel . A piscina é linda . Existe uma igreja no complexo , e normalmente aos finais de semana o hotel fica concorrido , por conta dos casamentos que ali acontecem . Os quartos são grandes , com decoração mais rústica , porém muito confortáveis , inclusive com lareira . O restaurante também é muito bom , aliás o hotel inteiro é lindíssimo . Vale a pena investir nessa hospedagem . Tenho que confessar que este hotel realmente me surpreendeu !!!

⬇️ Parte da recepção


⬇️Piscina


⬇️Área próxima a igreja




⬇️ Hall para a ala dos quartos


⬇️ Restaurante do Hotel - perguntam sua nacionalidade e colocam uma bandeira do seu país na mesa .





Restaurantes :

Opções não faltam ....

- Hotel Museu Casa Santo Domingo - cardápio variado , dentro do hotel , ambiente acolhedor , e a noite as lareiras aquecem o local , dando um charme maior ao lugar .

- 7 Caldos - Fica ao lado do Hotel Museu Casa Santo Domingo . É uma boa opção para pratos típicos guatemaltecos , tortillas feitas na hora , mas no menú entram parillas ( churrasco ) e ceviches ( peixe crú ).

- Dulces Doña Maria Gordillo - Doces típicos fundada em 1872 . Não deixe de provar "canillitas de leche " , e as cocadas também são deliciosas .

- ChocoMuseo - em frente a doceria Doña Maria Gordillo . Nesse local pode-se provar o "chocolate Maya " - bebida a base de chocolate , com pimenta e mel .




Compras :

Souvenirs em geral , peças em jade , bolsas , e batas com bordados coloridos .








#AméricaCentral #PatrimônioMundialdaUnersco #Guatemala #História #MundoMaya #HotelMuseu