• Patricia Viciana

Abu Simbel - O Templo mais lindo e impressionante

Atualizado: 21 de Fev de 2019




Patrimônio Mundial da Unesco





Localização : Egito

Esse Templo fica a 300 Km de Aswan e 40 km do Sudão .

Pode-se ir de avião ou de micro - ônibus . Fomos de micro - ônibus , cortando o deserto do Saara , durante 4 horas . A saída para o passeio é ainda de madrugada . Mas confesso que todo sacrifício compensa . Chegar aos templos e assistir o nascer do sol , é uma sensação única , indescritível para os amantes da história egípicia. Lindíssimo !

No filme o "Retorno da Múmia ", estrelado por Brendan Fraser , tem cenas que se passam em frente a essas maravilhas.

O complexo arqueológico tem 2 templos , que foram construídos por Ramsés II , no século XIII a.C , para demonstrar toda a força e a riqueza desse faraó . Após 20 anos de obras , os templos ficaram prontos .

Os templos também tiveram que ser removidos do local inical de construção , para não ficar submerso .

O templo maior , é de Ramsés II . Na fachada existem 4 estátuas de Ramsés II (20 metros de altura cada )sentado ao trono, possivelmente representando-o aos 30 , 40 , 50 e 60 anos de idade.Vale lembrar que Ramsés II, reinou no Egito por 67 anos . Entre as pernas do faraó estão membros da Família Real (mãe , filhas, esposas , filhos ).





Aos pés de Ramsés II , Nefertari



Deus Ra- Harakhte - cabeça de gavião com um disco solar e corpo humano .


No interior do Templo , cenas da Batalha de Kadesh , onde Ramsés II atestou sua supremacia sobre os hititas. Foi dedicado aos deuses Amón , Ptah , Ra - Harakhte . Na sala dos Grandes Pilares , tem estátuas do Deus Osíris (9 m de altura cada - juiz dos mortos , definia quem iria ao paraíso) com semelhanças características de Ramsés II .

O que mais me impressionou nesse templo , claro que além da beleza , foi a complexidade arquitetônica , pois 2 vezes ao ano , nos dias de 21/2 ( corresponde ao nascimento de Ramsés ) e 22/10 (possível coroação do faraó), ocorre um alinhamento solar , onde os raios de sol incidem com perfeição sobre as estátuas de Amón ( rei de todos os Deuses, pai de todos Faraós ) , Ra - Harakhte , e a do próprio Ramsés II , iluminando-os , e não atingindo a estátua de Ptah (Deus do submundo , da escuridão perpétua ).

O templo menor , é de Nefertari , esposa preferida de Ramsés II , dedicado a deusa Hathor (Deusa do céu e do sol, do amor , mãe das rainhas , que aparece sobre a forma de uma vaca ou como uma rainha que sustenta um disco solar entre os chifres ). Na fachada existem 6 estátuas com 10 m de altura cada . No interior , nota-se cenas de oferendas aos Deuses , Nefertari se perfumando , sempre muito bonita e muito bem vestida , ao lado do seu todo poderoso faraó. Foi a primeira vez que a esposa de um faraó foi representada dessa forma com um templo . Conta-se que Ramsés II, levou Nefertari ao seu templo , e logo em seguida ela veio a falecer. Isso que é amor .

****Não é permitido fotografar internamente os templos.


Templo de Ramsés II - Sala dos Grandes Pilares - Deus Osíris - Cartão Postal - foto de autoria desconhecida


Capela Amon , Ra- Harakhte , Ramsés II , Ptah ( que não fica iluminado)



Templo de Ramsés - fotos externas e internas - Cartão postal - fotos de autoria desconhecida




Templo de Nefertari externamente e internamente - Cartão Postal - fotos de autoria desconhecida


Templo de Nefertari - fachada



#África #Egito #AbuSimbel #RamsésII #Nefertari #Kadesh #PatrimônioMundialdaUnesco